quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Será o fim da era dos Amp's Gigantes???


Como pode ser??? Acho que essa será a pergunta de todos que ouvirem esse "Bixinho" gritar...
Quem olha pra ele pela primeira vez, uma caixinha prateada do tamanho de uma lancheira (daí o nome "Essa é pra vc Dri, rsrs" LunchBox , Lancheira em Inglês", imagina tratar-se de um AMP de brinquedo com um "sonzinho". Errado. É um AMP de nívem profissional, com um "sonzão"! São inacreditaveis 200 Watts reais, obtidos por meio de um circuito totalmente Solid State. Seu sólido gabinete de MDF possui um desing sóbrio com um perfeito acabamento de LACA prata brilhante. Um "falantinho" de 6,5 de diâmetro dá conta do trampo.
De fato o ZT está destinado a ser um cléssico da modernidade.

Infelizmente ainda não testei, mais segundo nosso "amigo" Jaques Molina da Guitar Player, esse Brinquedinho pode deixar Amps com 10 vezes o tamanho dele comendo poeira. Seu timbre é orgânico e rico, com graves excepcionalmente firmes e surpreendentes para seu porte. Seus agudos são sempre muito musicais e facilmente atenuáveis pelo controle de tonalidade, esse o único recurso de equalização. Essa aparente limitação deve ter em mente a utilização com pedaleiras que necessitam o melhor som FLAT possível, com um timbre de guitarra encorpado e puro. O botão de ganho tem uma atuação bem linear e decisiva em sua personalidade - não é do tipo "pronto para o metal", pois o drive do Amp é tão orgânico e racional que depende como nenhum outro da potêcia de saida dos Pickups da guitarra pra gerar distorção.
Se ele for utilizado sozinho, sem pedal algum, pode até ser que você consiga sons para os estilos de rock mais pesados, desde de que use pickups agressivos. Seu volume é suficiente para ensaios com banda - acredite se quiser!
Ele fala alto, mas muuito alto, sempre com caracteristicas de timbres dos valvulados! Ele possui uma chave que liga e desliga o falante, que em situações pode ser util para captar dois timbres distintos.

Se liga só nessa foto ao lado... Ninguem menos que ZZ Top usando os "bixinhos no ensaio".

Só por curiosidade, liguei em Sampa na loja "REFERENCE" pra perguntar o preço, e até nisso ele é uma boa opção. Por R$1199,00 você adquire um amp show de bola...

Ahhhhhhhhhhhhh se eu pudesse...


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Essências de um Mestre

No mundo de hoje, aquelas pessoas que se destacam em algo que se dispõem a fazer acabam ficando cheios de , e a soberba que já é caracteristica do ser humano se aflora ainda mais...

Infelizmente o mundo está cheio de pessoas que não sabem separar as coisas. Mais felizmente existem pessoas diferentes nesse sentido...

Mas quando se fala em um ícone, é difícil imaginar que a pessoa consiga manter acima de tudo, a humildade.

em 1980 foi publicada uma matéria na Guitar Player Americana sobre um dos maiores "se não o maior" influente guitarrista que já vimos ou ouvimos tocar.

Eddie Van Halen fala sobre seu papel na mais influente banda americana do final dos anos 70 e início dos 80.


O que vc pensa quando escuta outros guitarristas usando seus licks?

Dizem que a imitação é a maior forma de elogio, mas não gosto quando alguém pega o que fiz e em vez de inovar, entra em minha viagem. Sei que ninguém tinha feito algumas das coisas que faço - como as frases com harmônicos, o som brilhante e o solo da ERUPTION. Aprendi com CLAPTON, PAGE, HENDRIX E BECK, mais criei meu proprio estilo.


VOCÊ GANHA DINHEIRO EM TURNÊS?

Não ganhamos nem perdemos, porque investimos todo nosso dinheiro em som e luz. A única coisa que vende nossa musica, são nossos shows. O simples pensamento de estar tocando para uma máquina [no estúdio] me faz perder o FEELING. Então falei "Não posso tocar ao vivo?" Quando gravamos, aplicamos nossos shows ao vivo no vinil.

O ESTRELATO É O QUE VOCÊ IMAGINOU QUE SERIA?

Não me considero um Rock Star. Diverto-me tocando guitarra. Ponto final. Em uma aula de Inglês , tive de fazer uma redação sobre os meus planos futuros e eu disse que queria ser um guitarrista de Rock profissional, não um Rock Star.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DA VIDA NO ROCK?

Sua vida privada já era, Mais sua vida sexual aumenta. E você tem de dar entrevistas. Odeio dar entrevistas.

POR QUÊ?

Elas sempre acabam comigo. Se digo o que sinto, eles distorcem e me fazem parecer egocêntrico que pensa ser Deus.

COMO ANALISA SUA CARREIRA COM A BANDA?

Olhamos a banda como um trabalho para a vida toda. Não estamos em cena pra ganhar dinheiro rápido. Não ligo para dinheiro. Posso sobreviver com o que for necessário. Nós colocamos tudo o que somos na música. Veja os grandes. ELVIS, THE WHO, STONES. Eles não truques, são personalidades. Foi apavorante quando essas bandas tiveram de fazer uma viagem GLITTER. Nós fizemos uma aposta. Devemos ir para essa direção ou apostar em nós mesmos? Se sua personalidade não agradar, você já era. Até agora temos andado pelo caminho da personalidade e tem dado certo. É assim que uma banda dura - sendo verdadeira.

O QUE VOCÊ SE VÊ FAZENDO DAQUI 30 ANOS?

A mesma coisa que estamos fazendo agora. Talvez alguém da banda fique egocêntrico e saia da banda ou coisa parecida, mas eu adoraria que o Van Halen existisse para sempre.



É galera, não é estudar os licks, técnicas ou a musicalidade do cara... Mais tirar exemplos de vida que alguns músicos tem para passar.
Até a próxima.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Entrevista... Blond Hammet

O novo "GOOD BLOOD HEADBANGERS" promete...
E com isso achei em uma Guitar Player de 2007, uma entrevista com o "melhor guitarrista de metal do mundo" , Blondie Hammet (Fausto Fanti), que desde aquele ano já estavam trabalhando no disco... Quem já ouviu o disco viu que o resultado valeu a pena.
Vamos a entrevista.

Em termos de composição, quais os maiores clichês do metal?
O termo "clichê" não era conhecido antes da minha estreia como real player guitarrist virtuose. As alavancadas grosseiras e arregaçadoras, a velocidade e contundência nas palhetadas precisas, agressivas e violentas, a digitação - nada disso era conhecido como clichê até os outros guitarristas me ouvirem e começarem a me copiar.

Quais as caracteristicas de um guitarrista de metal?
Um genuíno real metal player deve ser versátil, ousado, ácido, agressivo, corrosivo, virtuoso, charmoso, cheio de manha, nervoso, revoltado e principalmente legal. Tudo isso em relação à técnica. No palco a postura deve ser muito transada e sensual.

Todo grande guitarrista desenvolve uma técnica peculiar. Qual é a sua?
Minha técnica é baseada nos ensinamentos de meu grande mentor, mestre e professor: eu mesmo. Em minha videoaula, ensino a técnica da palheta poderosa, que consiste em pegar um palheta de 20kg pelo cabo, levanta-la a altura dos ombros e chacoalhá-la até que seu antebraço
pegue fogo. É bem simples e funcional.

Para um guitarrista que se diz acima de tudo e todos, você tem alguma influência?
Para nós, não existe símbolo, crença, banda ou pessoa maior que o Massacration. Portanto, somos influencia em pessoa. Nós influenciamos e somos influenciáveis.

Qual a particularidade do som de vocês?
Como arrebentamos bilhões de fiéis seguidores com nossas músicas, temos de ter cuidado especial em relação a afinação. Todas as nossas músicas estão rigorosamente afinadas em Zé bemol.

Comente o trabalho de guitarra do novo disco.
É um trabalho primoroso. Riffs arrebatadores expelidos de forma agressiva e nervosa. Palhetas rápidas, violentas e desesperadas.

Setup do cara:
"Lembrando que quem gravou as guitarras no estúdio foi conceituado guitarrista Roy Z, que já trabalhou com nomes como: Bruce Dickinson e Judas Priest".

Simulador de Amp. Line6 Amp Farm.
Marshall Plexi 1968 de 50 Watts
Marshall Super Lead 1969 de 100 Watts
JCM 800
Guitarras Washburn e ESP que ele pegou emprestado de Derrick Green do SEPULTURA(pode acreditar).

Gravação caseira... Dicas e macetes...

Bom dia galera...
Estava eu vasculhando umas revistas de guita e achei uma matéria muito legal a respeito de HOME STUDIO com dicas de grandes guitarrista como: Joe Moghrabi, Márcio Okayama, Peter Franpton, Steve Miller, Johnny A. e Kill Hannah.

Vou tentar dar uma leve resumida e pegar os topicos que julgamos serem mais importantes...
Vamos Lah!!!

Foi-se o tempo em que o musico (ou estudante) gastava mundos e fundos para conseguir gravas suas criações. O mercado mudou. Aliados a nós estão computadores o softwares capazes de realizar etapas da produção fonográfica. Ao contrario do que muitos podem achar, gravação caseira não quer dizer gravação de má qualidade... Grandes guitarristas tem produção caseira que é seu suporte de criação, divulgação e sobrevivência... Então vamos ao que interessa...
Certifique-se de que no cômodo escolhido para abrigar seu estúdio não estejam equipamentos barulhentos (como a geladeira da sua , aquela que tem a msm cor do meu chevette... rsrsr) Esse tipo de interferência com promete a gravação. Evite também ambientes azulejados, pois causa REVERB natural. Crie, experimente tudo sem medo de errar e lembre-se... Sua gravação não vai te deixar rico, apenas ira te ajudar a estudar e divulgar seu trampo...
Computador:
Pentium III 2.0 com 512 MB de RAM (para alguns é considerado um carroça) já grava legal.
Evite usar essa maquina para acesso a internet, pois vc corre o risco de contamina-la com vírus.
Instale apenas o que interessa (somente programas de áudio).
Placa de som: Não grave usando placas On-board... (O som fica um lixo e eu sou prova disso)
Prefira placas OFFBOARD... Das mais acessíveis, a Sound Blaster live a partir da versão 5.1 é a melhor.
Placa Mãe: preferência para uma ASUS... São as melhores
Softwares: Sonar Producer Edition 3.0 (Gravação, edição e mixagem), Sound Sound Forge 4.5 (Edição, mixagem e masterização) NERO (para gravar).
Plug-ins: Waves (possui chorus, delay, reverb, compressor, e eliminador de ruidos, todos esses muito bons) Guitar Rig ( tem todos os efeitos, além de simulador de amplificador e microfonação) , Amplitube (Principalmente para distorção em linha).

Microfone: Shure SM-57 (Melhor custo beneficio).

Mesa de som: Alguns preferem utilizar apenas software, por ocupar menos espaço e ter os mesmos recursos. Com isso o Sonar Producer Edition tem o console View, que é a mesa de som.

Amplificadores: Os de pouca potência ( apartir de 15 Watts) são os mais indicados. Para gravação não é aconselhável amp's de grande porte, pois necessitam de muito volume para atingirem uma qualidade de som de satisfatoria.

Efeitos: Invista mais no PC (Memoria, processador, software, etc...). Se a ideia for usar pedaleiras, as mais indicadas são os modelos da BOSS.

Gravação: O bom senso é essencial para qualquer gravação caseira. Antes de sentar em frente ao micro e gravar a parte da guitarra, tenha em mente o que vc vai executar, o tempo de execução, enfim, vc deve estar seguro e preparado sobre o que vai tocar, pois assim não perderá tempo. O mais indicado é grava a guitarra sem nenhum tipo de efeito... Para esse Joe indica:

Sonar Producer Edition: Entre um série de recursos, esse programa possui varias pistas, nas quais vc pode gravar separadamente todos os instrumentos. Alem desse ainda existem o Pro Tools LE e Cubase SX 1.02. Band-In-A-Box: Boa opção para bases prontas, mais o interessante é que vc não se restrinja a utilizar somente bases prontas, pois seu material pode ficar carregado demais...

E o resto meu brother, vendo da sua criatividade e talento...Investimento básico para inicio: R$3.000,00 (comprar um pc "se vc ainda não tiver" fone de ouvido e investir em softwares.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Genialidade Transcedendo Eras

Uma obra prima criada por um gênio da guitarra, depois de algumas décadas, interpretada por outro gênio ! Indescritível...

Posições - Mão esquerda no braço do instrumento

Muitas são as dúvidas de quem começa a tocar guitarra. Eu mesmo, quando estava começando, era encanado com a posição correta dos dedos e da mão esquerda no braço da guitarra ou postura correta de se manusear a "bixa" ! Eu nunca tinha feito aula com um professor bom de verdade, e todo mundo que eu conhecia não sabia me responder essa questão. Até que depois de estudar muito, cheguei a mesma conclusão que talvez, você, leitor, tenha chegado também !
O polegar deve ficar fixo atrás do braço de uma maneira que sua mão permaneça reta com relação ao braço, para uma máxima abertura dos dedos.
Essa é a chamada posição clássica!









Mas não pense você, que essa é a posição correta! Na verdade, não existe uma posição correta da mão, para se tocar guitarra. Tudo depende da sua pegada!
Veja bem e aprenda com o mestre Jimmy Hendrix:


Na imagem congelada do video você pode visualizar a maneira como Hendrix "empunhava" sua fender strato. Viu ? Ele utilizava uma técnica muito comum entre guitarristas do blues e autodidatas: Com o polegar ele tocava o baixo do acorde (na 6ª ou 5ª corda) e ainda conseguia abafar as cordas indesejáveis da nota. Com essa "posição alternativa" você consegue dar bends mais precisos e mais firmes.









Isso tudo nos mostra que muita coisa na guitarra é relativo, e que a melhor posição da mão no braço do instrumento é aquela em que você se sentir mais confortável pra tocar da maneira que mais gosta!
No próximo post das "Posições" falarei da mão direita e técnicas de como segurar a palheta.
Até +
ROCK ON

Capa do novo álbum "MASSACRATION"...


Foi divulgada a capa do novo CD da "Maior banda de metal do mundo"

Good Blood Headbanguers

A faixa título do álbum está disponível no "MYSPACE" dos caras...

Shows no Brasil... Quem virá este ano???

Pra galera que curti um som de primeira qualidade temos boas noticias para esse fim de ano...

Datas confirmadas (SP):

KREATOR tendo participação da banda de thrash EXODOS
Dia 31/10 - Via Funchal - O Kreator está lançando seu novo disco com músicas inéditas...

STRATOVARIUS - Pela primeira vez sem o lendario Guitar men Timo Tolkki
Dia 20/10 - Citibank Hall

SKID ROW com Johnny Solinger (vocal)
Dia 28/11 - Manifesto Bar

ZZ TOP - O lendário grupo de Billy Gibbons (guitarra e vocal), Dusty Hill (baixo) e Frank Beard (bateria) desembarca no Brasil em Dezembrão...
Dia 10/12 - Via Funchal - 13/12 - Espaço das Americas.

VENON - (INFORMAÇÕES EM BREVE)
Dia 12/12 - Victoria Hall - São Caetano do Sul

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Momento tosquera no ATG.

Hauhauhauhauahuah...
Poxa, começar um post gargalhando não eh muito comum não neh...
Mais depois que vcs assistirem esse vídeo, irão intender qual foi meu sentimento...
Um mulek tosco, que acha que eh músico (apesar que qlq maneh no nosso lindo País acha que porque gravou um cd na garagem se tornou um musico.) que pegou um Rastafari emprestado de amigo e implantou em sua cabeça vazia, conseguiu atingir o ápice da tosquice que um ser humano playboy querendo aparecer pode ser capaz de fazer...
Assistam o vídeo e tirem suas próprias conclusões...
"Detalhe no improviso do solo"...
Bom fds...

Video aula... Rhythm and lead

Foi para mim por um tempo o melhor guitarrista do mundo, e acho que para todos os que começaram a curtir rock na época do "Roses".
Talvez até mais pelo estilo do que propriamente pela técnica "até porque qlq coisa rápida que vc escuta qd eh mulek faz vc achar que o cara eh o melhor do mundo... rsrsrs". Mais convenhamos, era e ainda é muito bom escutar SWEET CHILD ou KNOCKING ON HEAVEN'S DOOR "musica que fez minha paixão pelo rock se aflorar".
Hoje não o tenho mais como o melhor do mundo no que se diz respeito a técnica, mais fala verdade, o feeling que esse cara mostra em seus solos eh de impressionar msm aqueles que não sabem diferencias um Fusca de uma Ferrari... Palmas para Slash, um mestre do sentimento musical...


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bem vindos

Boa tarde galera...
Não há nada melhor do que começar um blog novo pra da um gás na nossa vontade de aprender... E é com essa ideia que começa esse novo projeto...
Aqui teremos vídeo aulas, apostilas, lições, videos interessantes,curiosidades sobre o mundo das 6 cordas (ou ate das 7) entre outras coisas legais pra quem "curti um som".
E melhor ainda do que começar algo novo, é viver a nostalgia dos Riffs clássicos e inesqueciveis da guitarra... Pegue sua poltrona, aumente o volume e se delicie com esse maravilhoso video...
Let's rock...