terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gravação caseira... Dicas e macetes...

Bom dia galera...
Estava eu vasculhando umas revistas de guita e achei uma matéria muito legal a respeito de HOME STUDIO com dicas de grandes guitarrista como: Joe Moghrabi, Márcio Okayama, Peter Franpton, Steve Miller, Johnny A. e Kill Hannah.

Vou tentar dar uma leve resumida e pegar os topicos que julgamos serem mais importantes...
Vamos Lah!!!

Foi-se o tempo em que o musico (ou estudante) gastava mundos e fundos para conseguir gravas suas criações. O mercado mudou. Aliados a nós estão computadores o softwares capazes de realizar etapas da produção fonográfica. Ao contrario do que muitos podem achar, gravação caseira não quer dizer gravação de má qualidade... Grandes guitarristas tem produção caseira que é seu suporte de criação, divulgação e sobrevivência... Então vamos ao que interessa...
Certifique-se de que no cômodo escolhido para abrigar seu estúdio não estejam equipamentos barulhentos (como a geladeira da sua , aquela que tem a msm cor do meu chevette... rsrsr) Esse tipo de interferência com promete a gravação. Evite também ambientes azulejados, pois causa REVERB natural. Crie, experimente tudo sem medo de errar e lembre-se... Sua gravação não vai te deixar rico, apenas ira te ajudar a estudar e divulgar seu trampo...
Computador:
Pentium III 2.0 com 512 MB de RAM (para alguns é considerado um carroça) já grava legal.
Evite usar essa maquina para acesso a internet, pois vc corre o risco de contamina-la com vírus.
Instale apenas o que interessa (somente programas de áudio).
Placa de som: Não grave usando placas On-board... (O som fica um lixo e eu sou prova disso)
Prefira placas OFFBOARD... Das mais acessíveis, a Sound Blaster live a partir da versão 5.1 é a melhor.
Placa Mãe: preferência para uma ASUS... São as melhores
Softwares: Sonar Producer Edition 3.0 (Gravação, edição e mixagem), Sound Sound Forge 4.5 (Edição, mixagem e masterização) NERO (para gravar).
Plug-ins: Waves (possui chorus, delay, reverb, compressor, e eliminador de ruidos, todos esses muito bons) Guitar Rig ( tem todos os efeitos, além de simulador de amplificador e microfonação) , Amplitube (Principalmente para distorção em linha).

Microfone: Shure SM-57 (Melhor custo beneficio).

Mesa de som: Alguns preferem utilizar apenas software, por ocupar menos espaço e ter os mesmos recursos. Com isso o Sonar Producer Edition tem o console View, que é a mesa de som.

Amplificadores: Os de pouca potência ( apartir de 15 Watts) são os mais indicados. Para gravação não é aconselhável amp's de grande porte, pois necessitam de muito volume para atingirem uma qualidade de som de satisfatoria.

Efeitos: Invista mais no PC (Memoria, processador, software, etc...). Se a ideia for usar pedaleiras, as mais indicadas são os modelos da BOSS.

Gravação: O bom senso é essencial para qualquer gravação caseira. Antes de sentar em frente ao micro e gravar a parte da guitarra, tenha em mente o que vc vai executar, o tempo de execução, enfim, vc deve estar seguro e preparado sobre o que vai tocar, pois assim não perderá tempo. O mais indicado é grava a guitarra sem nenhum tipo de efeito... Para esse Joe indica:

Sonar Producer Edition: Entre um série de recursos, esse programa possui varias pistas, nas quais vc pode gravar separadamente todos os instrumentos. Alem desse ainda existem o Pro Tools LE e Cubase SX 1.02. Band-In-A-Box: Boa opção para bases prontas, mais o interessante é que vc não se restrinja a utilizar somente bases prontas, pois seu material pode ficar carregado demais...

E o resto meu brother, vendo da sua criatividade e talento...Investimento básico para inicio: R$3.000,00 (comprar um pc "se vc ainda não tiver" fone de ouvido e investir em softwares.

Um comentário: