O polegar deve ficar fixo atrás do braço de uma maneira que sua mão permaneça reta com relação ao braço, para uma máxima abertura dos dedos.
Essa é a chamada posição clássica!
Mas não pense você, que essa é a posição correta! Na verdade, não existe uma posição correta da mão, para se tocar guitarra. Tudo depende da sua pegada!
Veja bem e aprenda com o mestre Jimmy Hendrix:
Na imagem congelada do video você pode visualizar a maneira como Hendrix "empunhava" sua fender strato. Viu ? Ele utilizava uma técnica muito comum entre guitarristas do blues e autodidatas: Com o polegar ele tocava o baixo do acorde (na 6ª ou 5ª corda) e ainda conseguia abafar as cordas indesejáveis da nota. Com essa "posição alternativa" você consegue dar bends mais precisos e mais firmes.

Isso tudo nos mostra que muita coisa na guitarra é relativo, e que a melhor posição da mão no braço do instrumento é aquela em que você se sentir mais confortável pra tocar da maneira que mais gosta!
No próximo post das "Posições" falarei da mão direita e técnicas de como segurar a palheta.
Até +
ROCK ON
Pela minha mão ser grande, eu uso o modo clássico. E nem sabia, achava que tava fazendo errado, porque li num lugar que a região das falanges proximais deveriam encostar na parte de baixo do braço (naquela "quina inferior" do braço), mas não tinha jeito, meus dedos ficam muito dobrados, é só pra quem tem mão pequena mesmo. Valeu por esclarecer (mesmo sem o vídeo)!
ResponderExcluir