segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Posições - Mão esquerda no braço do instrumento

Muitas são as dúvidas de quem começa a tocar guitarra. Eu mesmo, quando estava começando, era encanado com a posição correta dos dedos e da mão esquerda no braço da guitarra ou postura correta de se manusear a "bixa" ! Eu nunca tinha feito aula com um professor bom de verdade, e todo mundo que eu conhecia não sabia me responder essa questão. Até que depois de estudar muito, cheguei a mesma conclusão que talvez, você, leitor, tenha chegado também !
O polegar deve ficar fixo atrás do braço de uma maneira que sua mão permaneça reta com relação ao braço, para uma máxima abertura dos dedos.
Essa é a chamada posição clássica!









Mas não pense você, que essa é a posição correta! Na verdade, não existe uma posição correta da mão, para se tocar guitarra. Tudo depende da sua pegada!
Veja bem e aprenda com o mestre Jimmy Hendrix:


Na imagem congelada do video você pode visualizar a maneira como Hendrix "empunhava" sua fender strato. Viu ? Ele utilizava uma técnica muito comum entre guitarristas do blues e autodidatas: Com o polegar ele tocava o baixo do acorde (na 6ª ou 5ª corda) e ainda conseguia abafar as cordas indesejáveis da nota. Com essa "posição alternativa" você consegue dar bends mais precisos e mais firmes.









Isso tudo nos mostra que muita coisa na guitarra é relativo, e que a melhor posição da mão no braço do instrumento é aquela em que você se sentir mais confortável pra tocar da maneira que mais gosta!
No próximo post das "Posições" falarei da mão direita e técnicas de como segurar a palheta.
Até +
ROCK ON

Um comentário:

  1. Pela minha mão ser grande, eu uso o modo clássico. E nem sabia, achava que tava fazendo errado, porque li num lugar que a região das falanges proximais deveriam encostar na parte de baixo do braço (naquela "quina inferior" do braço), mas não tinha jeito, meus dedos ficam muito dobrados, é só pra quem tem mão pequena mesmo. Valeu por esclarecer (mesmo sem o vídeo)!

    ResponderExcluir