quinta-feira, 9 de junho de 2011

O mundo dos efeitos - Parte 4

EFEITOS DE AMBIÊNCIA

Nesse grupo estão os Delays e Reverbs, esses são os efeitos mais caros do mercado.
Estão disponíveis nas versões digital e analógico com variados recursos.

DELAY:

Traduzindo Delay do inglês para o português teremos o termo ATRASO. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco.
Eco é um fenômeno acústico de reflexão do som. No caso da guitarra, inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho.


Depois disso veio o delay analógico eletrônico e em meados da década de 80 vieram os delays eletrônicos digitais – a vantagem desses eletrônicos é a maior capacidade de armazenamento de dados gerando delay de mais de 1 segundo.
É gerado pelo armazenamento do sinal de áudio em um buffer eletrônico por certo período de tempo para depois ser reenviado para a saída de áudio. O efeito mais simples é conseguido pela soma do sinal original com o sinal atrasado.
Alguns guitarristas não gostam do som digital e preferem as unidades analógicas e alguns chegam pagar uma fortuna para ter uma máquina de delay de fitas magnéticas como, por exemplo, os “Echoflex”. Na verdade quem gosta do delay de fita é quem curte a onda vintage, pois ocorre uma deterioração na fita magnética e essa deterioração “passa” ao som atrasado, com certas mudanças no timbre (frequência e leves desafinações), de forma proporcionalmente acentuada conforme as repetições do delay, o que dá ao som da guitarra uma “vibe”, um “calor”, um “sabor” vintage. Podemos indicar adeptos como Brian Setzer, Eric Johnson, Uli John Roth, etc...
Devido ao avanço da tecnologia, muitos processadores trabalham com conversão A/D (analógico-digital) de 24 bits, proporcionando a algumas unidades a capacidade de emular com fidelidade a deterioração dos atrasos dos delay de fita.
Outro recurso que acrescentou ao efeito foi o chamado “Tap Tempo”, onde o tempo de delay é ajustado através de uma chave onde se aciona pressionando a chave no intervalo de tempo desejado.
Delays múltiplos podem ser gerados pela reinserção repetida do sinal atrasado. Multitap delays são gerados a partir de um único e longo delay que é repetido em intervalos diferentes, gerando múltiplas repetições. Ping-pong delays são obtidos pelo direcionamento alternado de cada repetição para os canais esquerdo e direito da saída de áudio.

Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
Delay Level – Volume do som atrasado, volume do efeito delay;
Delay Time – Controla o tempo entre uma repetição e outra do delay;
Feedback – Controla o número de repetições que o delay terá;
Outros – Unidades com recursos adicionais podem ter os controles: Tap Tempo, ping-pong, reverse, hold (repetições infinitas), multi delay, etc...



Um comentário:

  1. Salve, Maverik!
    Td bom?
    Cara, eu gosto de Delay!
    Uso bastante
    Ficou muito boa sua explicação e parte técnica.
    Parabéns!
    Eu vi seu comentário no blog pedindo pra linkar vc lá, nós não temos esse espaço no blog...aliás, nem sie como faço pra por.
    Assim que descobri, já coloco vc na lateral
    Bom final de semana

    Greg
    Venha falar de música conosco!

    ResponderExcluir