sábado, 11 de junho de 2011

Especial Jimmy Page

Fala galera!!!

O já extinto site Guitar X (um dos melhores do assunto em minha opinião) costumava promover semanas especiais sobre guitarristas que fizeram a história do rock, tanto mundial quanto nacional.
E como dizem por ai que nada se cria, tudo se copia, gostaria de resgatar esse idéia, e para começar com o pé direito, falaremos essa semana de ninguém menos que Jimmy Page.

"Mas antes, quero informar nossos camaradas que hoje às 23:00 hs a MTV irá apresentar um especial com o Ozzy Osborne, vale a pena hein galera".

HISTÓRIA - JIMMY PAGE
Por Jonathan Medina Furuyama


James Patrick Page filho de funcionário de empresa e de uma secretária de médico, nasceu no dia 09 de janeiro de 1944, em Heston, Middlesex. Depois de viver um tempo com o tio, a família se mudou para Miles Road, em Epson, Surrey, quando Jimmy tinha uns oito anos. Cantava no coral da escola e chegou a ser campeão escolar de salto de obstáculos, período o qual se entusiasmou com a arte. Em 1957 nascia sua paixão, quando os pais lhe deram uma guitarra.

Jimmy Page aprendeu a tocar guitarra ouvindo Rock And Roll nas rádios e em discos, além de claro algumas lições que teve com um professor na localidade próxima de Kingstone-on-Thames. O interesse pelo Rock and Roll começou quando ouviu a canção "Baby Let's Play House", do álbum A Date With Elvis, em meados de 1959. Pouco depois abandonou a escola e com o fracasso na tentativa de trabalhar como auxiliar de laboratório aceitou um convite para se juntar ao Neil Christian and The Crusaders, banda o qual tinha visto tocar num salão de baile dos arredores.
O jovem Jimmy Page aos 15 anos começou a adquirir uma reputação considerável entre outros músicos, porém a interminável rotina de ter de andar por todo país numa camionete gerou um certo problema para a sua saúde. Assim depois de dois anos de abandona o grupo.

Em meados de 1963 voltou então à sua outra grande paixão, a pintura, freqüentou durante 18 meses uma escola de arte. Mas nunca se afastou completamente da música. As sessões de improvisação na casa de Page eram freqüentes, e ali se reuniam seus amigos, entre eles, Jeff Beck. Page de vez em quando se apresentava com um grupo, e isso foi suficiente para que o produtor Mike Leander reparasse nele e lhe propusesse tocar numa gravação nos final de 1962. O resultado foi "Dinamonds", de Jet Harris e Tony Meeham, que os levou ao número 1 e lançou o nosso jovem herói numa nova carreira.

Ele se tornou rapidamente um solicitado músico de estúdio e nos três anos e meio seguinte tocou em centenas de gravações para artistas como Dust Springfield, Billy Furry, Dave Berry, quando era creditado em seus discos como Little Jimmy Page, Brenda Lee e muitos outros. Nessa época também fez uma pequena parceria com a cantora Jackie De Shannon, tocando em gravações, mais influenciada pelo folk rock, chegando então a gravar um single para o Fontana em 1965 com o nome de “She Just Satisfies”. Jimmy Page também foi convidado por Andrew Oldham (Antigo empresário dos Stones) a ser músico de estúdio na sua nova gravadora.

Page chegou aos Yardbirds, e uma semana depois já estava tocando guitarra, formando com Jeff Beck uma dupla de solistas. Essa formação ficou cinco meses em ativa, e infelizmente apenas poucas músicas foram registradas, entre elas "Happenings Ten Years Time Ago", "Stroll On", "Psycho Daisies" e a famosa "The Train Kept A Rollin" que foi uma gravação feita para a trilha sonora do filme "Blow Up" ("Depois Daquele Beijo"). Jeff Beck resolveu abandonar os Yardbirds em meio a uma excursão em novembro de 1966. Jimmy Page então seguiu adiante levando à frente a banda enquanto pôde, até o fim da banda sobrando Page.

Jimmy Page então resolveu montar uma nova banda sobre os escombros dos Yardbirds. Um amigo então cita o vocalista Robert Plant, que na época fazia parte da pequena Band Of Joy, onde também tocava o baterista John Bohan, e juntamente com o baixista Chris Deja a banda então passaria a se chamar The New Yardbirds. Logo depois, visto que seu som não se encaixava com o que a banda produzia, Chris Deja é substituído pelo então baixista Jonh Paul Jones, que já havia gravado com os Rolling Stones.

O nome New Yardbirds não durou muito, e foi quando o baterista do The Who Keith Moon comentou que o som que a banda fazia era um som Pesado como chumbo – Led - e leve como um Zeppelin. Logo na volta dos shows que o New Yarbird fizeram na Escandinávia a banda já se chamava Led Zeppelin, e logo se tornaria uma das mais elogiadas e influentes da história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário