segunda-feira, 13 de junho de 2011

Especial Jimmy Page - Parte 2

No início de 1969 a banda grava seu primeiro disco, Led Zeppelin. O som era bastante original, com raízes blues, mas pesado de uma maneira geral. Agradou ao público, embora muito criticado pela mídia. O destaque era a música Dazed and Confused, em que Page solava a sua guitarra com um arco de violino. Uma turnê americana se seguiu ao disco. Seria a prova de fogo para a banda. Começaram a turnê abrindo para bandas maiores e terminaram como atração principal dos shows.

O primeiro disco já havia levado a banda ao topo das paradas em todo o mundo, além de não lançarem singles (fato o qual revolucionou o mercado musical, assim consideravam cada disco mais importante ao invés de músicas separadas). Sem interromper as turnês a banda gravou ainda em 1969 o segundo álbum. Led Zeppelin II foi um grande sucesso, Whole Lotta Love se tornou o primeiro hit da banda. Apesar de ser uma banda inglesa, só com o segundo disco a banda foi aceito lá desbancando os Beatles (segundo a crítica).

Em 1970 a banda tirou "férias" dos shows e se encerrou em uma cabana na escócia para gravar e compor o álbum mais acústico do Led Zeppelin. O nome da cabana era Bron-Y-Aur, tornando assim uma das músicas do disco. O disco Led Zeppelin III deixava claro a influência do blues e da música folclórica celta, assim o disco foi muito diferente, mostrando muita musicalidade da banda, mas sem a emoção forte que era a sua característica. Foi um fracasso de vendas. Os shows da banda haviam se tornado verdadeiras demonstrações de resistência. Os improvisos que se seguiam a Dazed and Confused chegavam a durar mais de 45 minutos.

Em 1971 sai novo álbum do Lez Zeppelin, sem título, porém comumente conhecido como Led Zeppelin IV. Entre outras músicas se destacou Stairway to Heaven, o rock mais executado e conhecido de todos os tempos. Stairway to Heaven era uma mistura única de música acústica e rock pesado. A música Rock and Roll passou a ser a abertura dos shows da banda. O sucesso deste álbum foi tão grande e chegaram cogitar um pacto satânico da banda que haveria vendido suas almas em troca da fama.


Em 1973 o álbum Houses of The Holy decepcionou aos que esperavam outras músicas como Stairway to Heaven. Era um álbum mais denso e difícil de ser ouvido. A banda neste disco usou influências de soul e reggae o qual pode ser observado na faixa Dyer Maker. Parte do público detestou. A música The Song Remains the Same viria a ser o título do vídeo sobre a banda. Porém mesmo assim continuava lotando estádios ao redor do mundo e vendendo discos como nenhuma outra banda de rock na época.

Em 1975 sai o álbum duplo Physical Graffiti, um álbum disperso e extenso demais. A única faixa a adicionar algo a sonoridade do Led Zeppelin foi Kashmir, que se tornaria uma das marcas registradas da banda. Logo após o lançamento de Physical Graffiti um acidente de carro com Robert Plant levou a banda a férias forçadas durante mais de um ano, e assim boatos do término da banda.
O álbum Presence, lançado em 1976 é um reflexo da fase ruim por que passava o Led Zeppelin, não havia destaque para música alguma. O rock mudava com o punk e o Led Zeppelin não conseguia mostrar novidades. No meio da turnê que se segue, um novo acidente, a morte do filho de Plant, leva a banda a parar novamente. Neste intervalo foi lançado o vídeo The Song Remains the Same (no Brasil com o título Rock é Rock Mesmo).

Em 1978 o álbum In Through the Out Door marcou a volta do Led Zeppelin aos estúdios e também aos palcos. Apesar da falta de novidades, a banda continuava a maior do mundo. Após uma reunião de planejamento da turnê americana, na casa de Jimmy Page, o baterista John Bonham morre sozinho em um quarto, em virtude de uma overdose de alcóol. A decisão de acabar com a banda foi aceita por todos os membros restantes.
Assim Nos Anos 80 com o fim do Led Zeppelin, Page junto a um ex-Yes fundaram uma banda chamada XYZ, porém não durou muito. Em 1982 foi convidado pelo diretor Michael Winner para gravar a trilha sonora do filme “Death Wish II”. E assim foi seguindo, fazendo participações em bandas, e artistas famosos, entre eles: banda The Firm, Robert Plant, David Coverdale e ainda a banda Black Crowes.



3 comentários:

  1. fala pessoal !

    jimmy page é excepcional !!!

    (maverick, se puder, entre em contato comigo ... estou com algumas idéias)

    ResponderExcluir
  2. Nao consigo visualizar seu e-mail brother, manda aew!

    ResponderExcluir