quinta-feira, 26 de maio de 2011

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CAPTADORES

Sou um leitor assíduo da Guitar Player, que em minha opinião, é a melhor revista do seguimento no Brasil. Os caras são um exemplo de como é possível fazer um trabalho eclético e bem trabalhado.A edição do mês de Abril de 2011 é sem dúvidas a melhor dos últimos tempos em todos os termos.

Não costumo postar matérias que foram recém-publicadas na revista, porém os caras lançaram uma matéria sobre captadores que não pude deixar de compartilhar com nossos leitores:


5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CAPTADORES.

O som fica elétrica a partir do pickup.

Essa despretensiosa bobina de fio é o que torna seu instrumento elétrico. Sem o captador, você estaria tocando apenas o silencioso "violão" feito de madeira sólida. Esse pequeno aparato cria uma corrente elétrica que representa o som gerado quando você toca até que esse som movimente o ar através de um alto-falante. A maneira como essa corrente é criada é o alicerce de seu timbre.

O material do imã é importante, mas não é a palavra final.

Como regra geral, captadores com imãs de alnico são considerados mais suaves e dinâmicos, enquanto pickups com imã cerâmicos são precisos e agressivos. Mas, em cada caso, o material utilizado é apenas uma ferramenta para proporcionar a força magnética (também conhecida como "gauss") que permite a bobina produzir uma corrente elétrica. O sinal não passa pelo imã de uma maneira qualquer. Projetistas de captadores que sabem o que estão fazendo podem fazem todos os tipos de pickups com qualquer tipo de imã. Joe Barden, Bill Lawrence, DiMarzio, Seymour Duncan e muitos outros constroem unidades incrivelmente suaves e dinâmicas com imãs cerâmicos.

São muitas as variáveis das bobinas.

Guitarristas costumam saber as diferenças entre single-coils e humbuckers e, talvez, entre pickups "vintage" e de "alta saída", mas as variáveis de sing e construção, até mesmo em modelos similares, são consideráveis e influem muito na performance do captador. Não apenas os diferentes tipos e espessuras do fio da bobina levam a sons distintos, mas o modo como o fio é enrolado também tem grande impacto. Bobinas com o enrolamento bem apertado e uniforme soam de modo diferente das com enrolamento não-uniforme e "disperso". Bobinas largas e rasas oferecem sons diferentes das bobinas altas e finas, mesmo quando apresentam a mesma extensão do mesmo tipo de fio. Bobinas enceradas soam de maneira diferente das não-enceradas, a assim por diante.

A localização do imã também afeta o timbre.

Dois pickups com bobinas idênticas, mas com os imãs posicionados de forma diferente - um deles com polos magnéticos, o outro com polos de aço e um imã abaixo para "carregá-los" - soam diferentes. A unidade com com polo magnético (pense em um captador de Fender Strato e Tele ou um Gretsch Dynasonic) terá uma resposta levemente mais estalada e definição de notas mais cremosa. Já o pickup com polo de aço soará mais encorpado e um pouco mais granulado (pense nos P-90, Filter'Tron ou humbucker estilo PAF). A razão disso, segundo Lindy Fralin, "nos leva a uma física bem complexa. Parte disso ocorre porque há um campo magnético mais complicado [com magneto abaixo dos polos de aço], porque os imãs em barra estão lateralmente abaixo de tudo". Apenas saiba que isso faz diferença!

Força de saída também influi no som.

Além de exercer influência sobre a força do sinal - alterando, particularmente, características de overdrive -, o caráter sonoro do pickup também muda à medida que sua potência aumenta. Quando você enrola o captador mais vezes para deixá-lo mais potente, os médios se elevam, mas os agudos diminuem e os graves também suavizam. Qualquer alteração no design afeta o timbre e não apenas a força de saída. Mesmo sendo os captadores tão cruciais, é importante saber que eles não fazem tudo sozinhos: as características de ressonância da guitarra (formadas pelas suas madeiras, construção, peças comprimento de escala e tudo mais) moldam o som do instrumento antes mesmo que o captador traduza isso em um sinal elétrico. Portanto, todo ingrediente importa.

E para não perder o costume, um videozinho da minha banda do coração.

Ta chegando o dia hein galera!!! Paul Gilbert & Cia no Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário