segunda-feira, 11 de abril de 2011

Teste - Epiphone LesPaul Custom.

Quando você pensa em uma guitarra modelo LesPaul o que lhe vem a cabeça? Sei que é uma pergunta dificil de ser respondida pois cada leitor terá um pensamento diferente. Em minha mente, as primeiras imagens que aparecem são as dos ícones que empunharam essa lendária guitarra. Nomes como Jimmy Page, Slash, Zakk Wilde, Ace Frehley, Joe Perry entre outros tantos nomes.

Nunca tive uma LesPaul, mas sempre bate aquela curiosidade para saber como seria tocar em um "LP". Nas caroçadas, já tinha experimentado algumas vezes esse modelo, porém nunca havia tido um contato mais prolongado com tal instrumento.
Porém, certa vez, estava eu conversando com um camarada de meu trampo e o cara me disse estar vendendo ou trocando sua LesPaul modelo Epiphone Custom white, e como havia uma amigo interessado em trocar sua Ibanez em uma guita sem floyd, entrei em contato com o cara. Os dois conversaram e combinaram que eu levaria a LP para que meu camarada desse uma avaliada, porém era uma sexta-feira eu só voltaria a vê-lo para entregar a guitarra na segunda. Que delícia!!! Um fim de semana para desfrutar de verdade de uma LP. Perguntei se havia algum problema se eu tocasse com ela em minha banda, e para minha grande alegria o cara disse que não haveria problema. Então, Let's rock!!!
A guitarra em questão era uma Epiphone Les Paul custom 2002 de cor branca fabricada pela Unsung Coreia com corpo e braço em corpo e braço de mogno. Ela tem o top abaulado e o corpo bastante arredondado, bem ao estilo Gibson. A escavação por onde passa a fiação dos captadores e da chave seletora é bem grande, e acho que por esse motivo a guitarra não é excessivamente pesada.

O braço é muito bem construído, e bastante confortável, seu 1°traste tem uma espessura de aproximadamente 21mm, e quando chega ao 9° traste a espessura é de 26mm, isso faz com que o seja um braço bem gordo, remetento ao estilo anos 50 da Gibson (alguns dizem que o som é melhor). O acesso aos últimos trastes foi bem comlicado para mim que estou acostumado com Strato, mais nada que um tempinho de treino e adaptação não resolvam. As Marcaçoes de bloco são feitas ao estilo madeperola brilhante.

Os captadores são feitos em alnico: ponte Epiphone hot 14k, braço Epiphone 57 8k. Nesse quesito senti falta dos agudos "estralados" de minha strato, e nas notas mais graves com distorção senti o timbre meio embolado, com som limpo, ela oferece um som gordo e agradável. O Hardware é todo dourado, desde tarraxas até a ponte cordal. Os potênciometros são de 500k tipo grande, bem próximos aos de uma Gibson. O compartimento eltrico da Epiphone Unsung é bem protegido com uma tinta preta semi condutiva para fazer uma especie de blindagem.
Para os que gostam do modelo, é uma excelente relação custo-benefício.

3 comentários:

  1. Opa!!
    Belo teste!
    Mas uma dúvida que não quer calar... você trocaria sua querida Strato por uma Les Paul Custom?

    O desconforto da Les Paul compensa em relação a versatilidade, som e conforto da Strato?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa Vinicius, tudo bem cara!!!

    Então, como diria meu amigo Renan, é ai que ta!
    Para ser direto, não trocaria minha Strato em uma Custom não, minha Strato tem HSH e floyd, a versatilidade é incomparável.
    Compraria uma LP, mais sem se desfazer de minha Strato, pois como toca em banda, preciso de um instrumento que me de uma gama maior de timbres que uma LP pode oferecer.

    Vlw pelo coment Vinicius.

    ResponderExcluir
  3. parabens cara, gostei mto do blog!!! eu queria saber qual eh o menor preço q eu possa conseguir comprar uma lp dessa!! vlw

    ResponderExcluir