sábado, 9 de abril de 2011

Série - Os melhores álbuns lançados em 1967 - Are You Experienced - The Jimi Hendrix Experience

Agosto de 1967

Sejamos hinestos, muitos álbuns essenciais de 1967 soam datados. Mas não é o caso de Are You Experiences. Nada de cítaras ou melodias pop grudentas. Apenas canções matadoras, sem tapa-buracos. Gravado na Inglaterra em vários estúdios (Pye, Regent, Kengway, Olympic, entre outros), é impressionante a rapidez com que Are You Experienced ficou pronto. Hendrix chegou a Londres em 24 de Setembro de 1966. Ele tocou com Mitch Mitchell e Noel Redding pela primeira vez no dia 5 de outubro. Após alguns shows (a maioria na França), a banda entrou no Kingway Studios e gravou Hey Joe, em 23 de outubro. Ou seja, em menos de um mês, Hendrix e o Experience haviam iniciado o processo criativo do que seria a expressão mais poderosa da guitarra elétrica. E ele nem havia escrito Purple Haze ainda.

Gravado em quatro canais, com delay de fita, compressão, equaalização e efeitos de pan, Are You experienced traz a clássica configuração de Hendrix: Fender Stratocaster (com escala rosewwod) plugada em amplificadores Marshall. Num show nos arredores de Londres, em um clube chamado Chiselhurst Caves,um jovem obsecado por eletrônica chamado Roger Mayer deu a Hendrix um dispositivo esquisito quie duplicava a frequência e produzia um timbre uma oitava mais alto do que a nota tocada. Mais tarde, esse pedal se tornaria o octavia. É possível escutálo em todo disco, mais notadamente wem Fire e Purple haze (escute também as partes por trás do solo - é uma demência total de guitarra!). "Jimi também usou um pesal Arbiter Fuzz Face modificado", diz Mayer, "assim como outras distorções e overdrives que fiz para as sessões".

Embora Are you Experienced tenha asombrado os ouvintes por causa da depravação sonora de canções como I Don't live today, Love or Confusion e Manic Depression, são as músicas mais delicadas que revelam o verdadeiro talento de Hendrix. The Wind Cries Mary (que segundo o produtor Chas Chandler, foi gravada em 20 minutos) é um exemplo de como Hendrix pegou os acompanhamentos de nomes como Curtis Mayfield e os remodelou para que eles se encaixassem em suas próprias canções. Um das faixas que se destaca do resto é May This Be Love, canção que Hendrix preenche com timbres brilhantes de Strato e um solo que talvez seja uma de suas expressões melódicas mais líricas e concisas. O que torna este álbum eterno e ainda mais incrível, no entanto, é o fato de Hendrix ser um produto de seu tempo, pois ele lapidou seu talento no circuito de pequenos clubes dos EUA, acompanhando vocalistas e tocando blues, e R&B. E então, aparentemente do nada, surge um álbum de estréia com canções clássicas, timbres sobrenaturais e um estilo de guitarra sólido, que ainda soa novo, 44 anos depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário