quinta-feira, 14 de abril de 2011

Série - Os melhores albúns lançados em 1967 - Agosto de 1967

Agosto de 1967

Born Under a Bad Sign
Albert King

O canhoto Albert King era um excelente e desconhecido guitarrista de blues de St. Louis antes de assinar com a Stax Reords, em 1966. Em uma decisão executiva brilhante, King se juntou à banda da casa da Stax, Booker T. & the MG's. A seleção de singles que eles gravaram em 1966 e 1967 foi reunida no marco Born Under a Bad Sing, álbum que selou o casamento entre o soul de Menphis e o blues divertido que parecia sair dos poros do King.

Ele dominava totalmente "Lucy", sua Gibson Flying V 1958/59, enquanto castigava com bens tortuosos seu potente cabeçote de baixo Acoustic 260 (ligado a uma caixa 261).

Seu timbre únici e estilo vocal chamaram a atenção de Eric Clapton, que gravou um cover de Born Under a Bad Sing com o Cream, em 1968, e de Steve Ray Vaoughan, que imitou King em quase todos os blues lentos que tocou. Do bend ardente de um tom que abre a faixa-título, passando por Crosscut Saw, As The Years Go Passing By e Oh Pretty Woman (que
entraram para a história como clássicos obrigatórios), este talvez seja o disco de blues elétrico mais influente de todos os tempos.

The Trip
Eletric Flag, com Mike Bloomfield

Não importa de Mike Bloomfield viu o disco como uma oportunidade de explorar o território psicodélico de seu camarada Jimi Hendrix ou como um teste para sua nova e eclética banda, Eletric Flag, The Trip (A Viagem) faz jus ao nome. Como trilha para o filme de Peter Fonda/Dennis Hopper sobre ácido, permitiu que Bloomfield se entregasse a uma grande variedade de estilos em sua Les Paul sunburst com PAF ou uma Tele com escala de rosewood, plugadas em um Fender Twin Reverb. Peter's Trip é orquestral e cinemática, com linhas longas e sustentadas de guitarra Green and Gold tem um toque mariachi.

Hobbit utiliza efeitos impressionantes de feedback. Frewghh contém um órgão gótico e linhas de guitarra dissonantes, parecidas com jazz. Bloomfiled entra no modo funk em Fine Jung Thing, mostra suas habilidades de R&B no soul/rock Practice Room e toca como uma britadeira na frenética Flash, Bam, Pow.


Em Gettin ' Hard , parecida com Hoochie Coochie Man, ele
toca blues com total entrega, e essa faixa já vale o preço do ingresso. Bloomfield faria trilhas de outros filmes (inclusive alguns pornôs nos anos 70), mas The Trip ainda é seu mais audacioso projeto de guitarra, que ele considerou uma de suas melhores gravações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário