segunda-feira, 21 de março de 2011

Surfing with the Alien - The History

Quando ouvi falar pela primeira vez de Joe Satriani, fiquei muito curioso, isso porque meu então professor de guitarra o descreveu com muito entusiasmo e admiração. Quando minha aula terminou, fui direto para casa louco pra baixar algo de Joe e conferir se esse cara era tão bom assim.
Always with me, always if you foi a primeira audição, e como a primeira impressão é a que fica, a que ficou em mim foi a melhor possível.
Mais quando paramos para imaginar guitarristas como Joe Satriane, Steve Vai e outros monstros virtuosos, pensamos em shows gigantescos, milhares de fãs e equipamentos top de linha. Mas isso nem sempre foi assim.

Como Satriane contou à Guitar Player em entrevista exclusiva, ele teve que superar diversas dificuldades para gravar e divulgar o álbum SURFING WITH THE ALIEN (1987), que mudou a história do rock instrumental. "Não tinhamos orçamento para passar uma semana testando som de guitarra. Não havia seis diferentes caixas de alto-falantes e amplificadores exóticos dando bobeira. Tinhamos um estúdio modesto, pouco tempo e um cronograma apertado", disse o guitarrista. "O disco foi feito sem um estúdio exclusivo para nós. Tinhamos, por exemplo, quatro horas na quarta-feira e, depois, só podiamos voltar por seis horas na quinta-feira na semana seguinte - mas em um sala diferente daquela em que havíamos registrado nos dias anteriores".
Outro obstáculo que Satriani teve de enfrentar foi a realização de shows como como frontman de uma banda sem vocalista, em canções totalmente instrumentais. Foi ele quam recolocou a guitarra em posição de destaque num palco, algo que não sei via desde John McLaughlin na Mahavishnu Orquestra e Jeff Beck. "Quando a gravadora me ligou e disse que eu tinha que cair na estrada, minha resposta foi: "Você está brincando! devo subir lá em cima e tocar sem um cantor?" Na época, não havia mercado para grandes shows instrumentais. Quem iria nos contratar? Tive de pensar bastante em como ficar em frente a uma platéia e simplesmente tocar. Agendamos uma turnê de duas semanas".

Uma das principais lições que Satriani nos dá nessa entrevista é que, para chagar ao estrelato, deve-se batalhar muito e enfrentar os problemas que surgem durante o caminho. Além de estudar com dedicação em sua formação musical, ele deu aulas de guitarra durante muito tempo, inclusive no início de sua carreira-solo para complementar seu orçamento. Satriani tinha que dividir sua agendaentre apresentações e aulas. "Os primeiros shows foram difíceis, poque eu estava um pouco estressado por ter terminado SURFING e, ao mesmo tempo, ainda ser um músico batalhador que dava aulas de guitarra". Portanto, não espere que tudo caia do céu e procure não reclamar das dificuldades na hora de gravar um álbum ou até mesmo estudar dentro de seu quarto. Faça como Satriani: enfrente os problemas, transforme os obstáculos em algo proveitoso e acredite em sua música. Assim, no futuro, quem sabe você não se torna o próximo guitar hero admirado mundialmente?

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário