sexta-feira, 18 de março de 2011

Resenha - Black Rain

Um dos albúns mais pesados do Madman é com certeza Black Rain, e com certeza isso se deve ao fato de seu guitarrista ser o fabuloso Zakk Wylde.

Em BLACK RAIN as guitarras de Zakk estavam com o "timbre em transição" para um lado mais pesado, soando quase como as guitarras de black metal. Esqueça a sonoridade "inofensiva" das músicas do disco NO MORE TEARS, por exemplo. Tudo bem que os tempos eram outros, mas nem todas as bandas transformam sua identidade sonora com tamanha intensidade. Black Rain tem guitarras roucas, embriagadas de distorção, e afinações explosivas. As composições são, em sua maioria, do trio Ozzy, Zakk e Kevin Chucro, que co-produzio o disco com o vocalista. Na cozinha, a dupla que se entende muito bem: Blasko (baixo) e Mike Bordin (bateria). Wylde gravou também os teclados que surgem em Black Rain.

Comecemos pelas duas únicas faixas em que Zakk não assina a composição: The Almighty Dollar e Trap Door. Por sinal, duas candidatas a grabdes registros feitos pelo guitarrista. Na primeira, riffs pesados, efeitos e pequenas intervensões de seis cordas ao longo da música criam o clima fantasmagórico da então atual fase de Ozzy. Refrão linear, quebrando o ritmo acentuado da base, um ótimo pretexto para um solo simples, mas expressivo. Em Trap Door, Wylde deixou sua veia pulsar como nos velhos tempos. Mesmo estando mais pesado, o som de sua guitarra remete aos primórdios com o Ozzy.

A faixa Black Rain foi e escolha acertada para batizar o álbum. De todas, é a que melhor aproveita os riffs e levadas que caracterizam a sonoridade desse repertório. Tem os clássicos harmônicos, o som limpo e amanteigado por Chorus e as bases pesadas para realçar a intensidade dos vocais. Enfim, o estilo Zakk Wylde.

Black Rain pode ter enfrentado resistência dos fãs mais velhos e acostumados às músicas dos anos 80. Entretanto, deve agregar bastante os guitarristas, uma vez que mostra o amadurecimento de um dos melhores profissionais da guitarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário