terça-feira, 22 de março de 2011

Surfing with the Alien - The history (part 2)

"Eu não queria que meu álbum fosse um disco bizarro, esquisito, como foi meu disco de estréia. Not of This Earth", diz Joe Satriani, enqunato se acomoda em uma cadeira em seu home studio, em San Francisco. "Eu queria que meu próximo disco explorasse seu potêncial máximo. quero dizer, porque um disco instrumental de guitarra não podia soar rock como Queen ou Pretenders e ter a energia de Van Halen? Quando tive sinal verde para fazer Surfing with the Alien, me senti o cara mais sortudo do mundo".

Satriani então seguiu em frente para lançar o equivalente guitarristico de uma bomba atômica. Surfing with the Alien tornou-se o primeiro disco de rock instrumental de guitarra a entrar no top 200 da Billboard, chegando a número 29. Também gêrou três hits e rendeu a Satriani um disco de platina.
Tudo isso para um cara que, um ano antes, era conhecido apenas por der dado aulas para Steve Vai e Kirk Hammett do que seu próprio estilo.

Mas logo entenderam que Satriani era um guitarrista incrível - digno dos elogios efusivos de seus pupilos famosos. O que elas talvez não soubessem é que ele estava prestes a reescrever a história do rock instrumental de guitarra, já que inseriu uma abordagem pop e sonoridades exóticas na técinica de seis-sordas.

Em 2007, quando Surfing with the Alien completou 20 anos de seu lançamento, a Epic/Legacy lançou um CD/DVD remasterizado e expandido, que traz também a performance de Satriani no Festival de Jazz de Montreux de 1988. "Fomos para as sessões de Surfing sabendo que queríamos fazer um álbum brilhante e alegre", explica Satriani, enquanto nos sentamos em meio a uma quantidade enorme de protótipos de equipamentos signature (ele estava testando um novo desing de amplificadores Peavey JSX e brincado com um wah Vox signature). "Mas, quando começamos a levar o disco a sério, decidimos fazê-lo bem cenemático, por isso ele ainda é atraente para os ouvintes. Não chegamos e dissemos: 'Ouça o que sabemos tocar'".

Nenhum comentário:

Postar um comentário