quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Guitarristas Brasileiros - Faiska

Para a minha surpresa, quando lí algumas coisas sobre esse que em minha opinião é um dos maiores guitarristas do Brasil, descobri que quando criança ele, assim como eu, pegava a tampa da panela de pressão e se imaginava com uma guitarra nas mãos.
No dia 13 de outubro de 1966, José Eduardo completou 11 anos, ganhou seu primeiro violão e começou suas aulas de música. Na verdade, meia duzia de aulas foram o bastante para aprender alguns acordes e começar a caminhar sozinho - ou quase. Desafinava propositalmente seu Giannini n°8 para visitar Oswaldo Malagutti, fundador do grupo Pholhas afim de aprender mais uma música dos Beatles.
Aos 13 anos, já tocando em festivais de bairro em São Paulo e acompanhando uma colega de classe que imitava a cantora Wanderléa, José Eduardo já estava no caminho, sem volta, para a música. Para ser Faiska. Aos 17 anos, com ajuda do amigo e baterista Franklin Paolilo (ex-Tutti Frutti e Raul Seixas), entrou para a banda de Eduardo Araújo e Silvinha, de onde só saiu para tocar com o Zappa, uma das mais importantes bandas cover dos anos 70, onde encontrou o até hoje grande amigo e guitarrista Álvaro Gonçalves.

Faiska ficou no Zappa até 1979, fazendo paralelamente suas primeiras gravações com outros músicos. Entrou então para o Joelho de Porco. Dividir palco com Tico Terpins e Zé Rodrix trouxe a Faiska a oportunidade de gravar jingles publicitários de marcas importantes - entre elas, Casas Pernambucanas, Duracell, McDonald’s e Playcenter. No início dos anos 80, Faiska participou das gravações do primeiro disco do Tokyo, banda do cantor Supla, e da música “Voltei pra Você”, do amigo e compositor João Paulo.
Os anos 80 serviram para solidificar a carreira de Faiska. Entre os grandes momentos está a bem sucedida participação no Festival dos Festivais, da TV Globo, em 1985, com o Zona Sul -formada também por Rubinho Ribeiro (voz), Álvaro Gonçalves (guitarra), Celso Pixinga (baixo) e Carlinhos Bala (bateria). Com o fim da banda, Faiska passou a acompanhar artistas de diversos estilos, o que o ajudou a tornar-se um dos mais completos guitarristas do país. A lista, hoje, é grande. E inclui, entre outros, Fabio Jr., Fagner, Os Incríveis, Leandro & Leonardo,
Ná Ozzeti, Ney Matogrosso, Rita Lee e Wanessa Camargo.
Em 1990, incentivado por Celso Pixinga, lançou o disco “Nevoeiro”. Era o que faltava para dar o pontapé na carreira-solo, que inclui também sete vídeo-aulas. Em 1994 foi a vez de “Stratosfera” e, após uma década de intervalo nas gravações-solo, em 2004 foi lançado “Bend”, o terceiro trabalho solo.

Em setembro do ano passado, tivemos a oportunidade de conhecer essa figura de perto em uma apresentação na EMT de Campinas. Solos arrepiantes, cheios de felling e com uma pegada diferente de tudo que estamos acostumados a ouvir por ai. Entre as músicas que tocou, a que mais chamou atenção foi TIETÊ RIVER BLUES. A explicação sobre o título desse blues foi a seguinte - "Já que os bluseiros americanos podem usar os nomes de seus famosos rios em suas músicas, como por exemplo "MISSISSIPPI RIVER BLUES" de Big Bil Broonzy, porque eu não posso usar o nome do rio mais famoso de São Paulo?".
Quando sua apresentação acabou, Faiska se sentou bem ao nosso lado, perto da mesa de iluminação para assistir a apresentação de Sidnei Carvalho e Alex Martinho. O cara ficou bagunçando o tempo inteiro como se fosse um menino se divertindo com um brinquedo novo, nós alhavamos para ele caia na risada, simplicidade total.
Quem é ele, afinal?
Nome: José Eduardo Fernandes Borges
Quem? Faiska!
Data e local de nascimento: 13 de outubro de 1955, em São Paulo (SP)
Algumas influências: Jeff Beck, Scott Henderson e Richie Blackmore.
Time de futebol: Corinthians
Comida: Churrasco, massas e junkie food.

2 comentários:

  1. owww cara, seu blog tbem é bem bacana, foi hj q eu vi seu coment, desculpa a demora

    ja coloquei o link do seu blog la no meu, nos "camaradas", add o meu ai

    cordaseletricas.blogspot.com, valew!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vlw Di!!!

    Seu blog já esta add em meus "links guitarristicos".

    Abraço

    ResponderExcluir