quinta-feira, 5 de maio de 2011

Série - Guitarristas Brasileiros - Celso Machado

Vamos falar de música! Para mim, depois de Deus e de minha família, sem a música minha vida não teria graça. Para quem não me conhece, eu sou como diria meu amigo e irmão (e o autor desse blog) o "famoso Cabeça".

Então vamos nessa!!!
No dia 10 de Abril de 2011, tivemos a oportunidade de assistir um show de uma banda que em minha opinião, em termos de músicalidade e técnica é uma das maiores bandas nacionais dos ultimos tempos. E com certeza, foi um espetáculo pra lá de virtuoso. Nunca ví tanto músico bom em uma mesma banda. E como sempre, Juninho Afram proporcionou aos fãs um expetáculo a parte. O baterista Alexandre Aposan nem se fala. Mas isso é assunto para outra matéria. O meu foco nesse artigo será um guitarrista não muito conhecido, mais extremamente talentoso, Celso Machado.


Mesmo em meio a tantas feras, Celso conseguiu deixar suas marca. Por coincidência, ganhei de meu amigo Diego - vulgo Guinho - baterista da banda em que eu toco, um cd instrumental do cara. E o trabalho de Celso com certeza me surpreendeu, o cara toca muito!
O que me chamou a atenção logo de cara, foram os temas de seus solos, muito técnicos sempre soando muito melodiosos e bem trabalhados, mais nunca enjoativos. Palhetadas certeiras, tappings precisos e bends raivosos são caracteristicas desse ótimo guitarrista. O cara faz direitinho a lição de casa. O timbre de suas Tagimas T-six e T-505 soam muito agradáveis.


Chariots of Fire traz riffs ao estilo John Petrucci, com harmônicoa artificiais que lembrar a pegada de Zakk Wylde. A música alterna partes extremamente pesadas com momentos calmos e mais harmoniosos, as frases em que sua guitarra trabalha com perguntas e respostas é muito interessante.
A faixa homónina do disco traz timbres muito agradáveis, com frases criativas e velozes, a bateria também é um ponto alto na faixa, harpejos bem executados, casam perfeitamente com o ritmo da cozinha onde a batera foi gravada por Alexandre Aposan.


Descrição: Guitarrista Base da banda Oficina G3.

Nome: Celso Vergilio Machado Junior
Data de Nascimento: 03/05/1982
Instrumento: Guitarra

• Equipamentos

Na estrada
- Guitarra tagima T-six
- Guitarra tagima t-505
- Pedal de distorção ht dual da blackstar, overdrive da Landscape, delay da Landscape e Ibanez, volume morley e pedalboard landscape.

Em casa
- Pedais tubescreamer Ibanez, ds-1 boss, CE-5 Boss, wah VOX.
- Violão Washburn.
- Gravações em casa: Dell inspiron 1525 "tunado" e uma placa externa de audio da T.c. Electronics, mod. konnekt 8.

'Celso Machado é patrocinado pelas guitarras Tagima, Cases Strazza e Dean Markley Strings



4 comentários:

  1. muito boa a matéria e comentários bastante úteis... parabéns e continuem assim

    ResponderExcluir
  2. A guitarra verde que ele usa não a t-six, porque eu já procurei e não é ela

    ResponderExcluir
  3. A guitarra verde que ele usa não a t-six, porque eu já procurei e não é ela

    ResponderExcluir
  4. A guitarra que ele usa tem 5 captadores a t-six a tem 4.

    ResponderExcluir