quarta-feira, 6 de abril de 2011

Série - Os melhores albúns lançados em 1967 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - The Beatles

"Seria um disco criado em estúdio e haveria canções que não poderiam ser tocadas ao vivo". Assim falou George Martin sobre a obra-prima dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Cansados da gaiola que a fama havia construído ao redor deles, os membros da maior banda do mundo estavam determinados a se distanciar do formato com duas guitarras, baixo e bateria - que havia funcionado tão bem para eles - e explorar orquestração mais elaboradas, novos sons de teclados e instrumentos orientais exóticos. Os Beatles também estavam interessados em usar o estúdio como instrumento em si.



Há momentos clássicos de seis-cordas no álbum. A introdução de guitarra em Getting Better é Beatles ao extremo. A Day in the life tem John Lennon tocando seu Gibson J-106E. Ele toca esse violão - com George Harrison empunhando o mesmo modelo - em Lovely Rita. Paul McCartney gravou alguns solos - Being for the Benefit of Mr. Kite! e Good Morning, Good Morning - com uma Fender Esquire (um modelo para destros encordoada como para canhotos) plugada em um Selmer Zodiac Twin 50 Mark II. Estão presentes ainda suas Epiphone Casino, a Gibson SG de Harrison e uma variedade de amplificadores Vox (como os modelos Defiant, de 100 watts, e conConqueror, de 70 watts), mas é impossível dizer exatamente em que momentos foram usados. Andy Baiuk, autor do livro Beatles Gear, explica:"Eles nem sabem o que tocaram em várias dessas faixas. estavam tão determinados em não fazer o que haviam feito antes que as escolhas dos instrumentos foram aleatórias".

Em 1967, não era novidade que os Beatles sabiam compor partes legais de guitarra. O que surpreendeu foi a presença maior de instrumentos indianos como cítara, tambura e dilbura nas partes de Harrison. Os fãs dos Beatles conheciam esses sons de gravações anteriores, como Nowegian Wood e Love You To, mas o "beatle silencioso" se deixou levar na verdade na faixa Within You Without You, de Sgt. Pepper's. A canção traz vários músicos convidados, mas o próprio Harrison toca linhas de tambura e cítara, além de violão.

Os Beatles ainda conseguiram deixar sua marca na onda psicodélica com a incrível Lucy in the Sky with Diamonds, de Lennon. As partes da guitarra nessa canção levada por teclados acrescentam profundidade e energia, com Harrison ecoando hipnoticamente os vocais por intermédio de linhas melódicas com fuzz.
Sgt. Pepper's é um dos álbuns mais importantes de todos os tempos. Este disco mudou para sempre a forma como o mundo tocava, escutava e gravava música.




Nenhum comentário:

Postar um comentário