segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Guitarrista Brasileiros - Roger Franco

E aew galera das seis cordas!!!
Continuando a série GUITARRISTAS BRASILEIROS, falaremos hoje de outro virtuose tupiniquim.
O guitarristas Cristão Roger Franco nasceu dia 05 de janeiro de 1976, em Bauru. Com 12 anos iniciou-se na música atravéz da bateria eletrônica. Aos 18 anos começou a estudar Violacelo. Aos 20 anos após ganhar seu primeiro violão de seu pai, comprou sua primeira guitarra.
Ao mudar-se de cidade devido a transferencia que seu pai teve em seu emprego, Roger teve dificuldade em encontrar um emprego, mais essa foi a oportunidade que ele soube aproveitar.
Com tanto tempo livre, começou a se dedicar integralmente à música. Após somente 2 anos, Roger já estava tocando profissionalmente o ministrando aulas para mais de 100 alunos, sem nenhum tempo em sua agenda. Foi convidado para participar de várias gravações e workshops,
alem de receber um convite dos produtores do show de Paul Gilbert para fazer uma participação na turnê do mesmo no Brasil.

Franco dividiu o palco com ele fazedo uma Jam, um marco para sua vida musical e profissional pois Paul era uma referência de técnica para Roger e agora (depois do evento) passou a ser referência por sua humildade e simplicidade. Em 2004 foi convidado para participar integralmente da banda do Irlandês David Quinlan (Ministério paixão, fogo e glória). Hoje integra a banda Freedom junto com Eliah Oliver, ex-vocalista da banda Klarus, e os ex-integrantes do MPFG, o baixista André Davila, o tecladista Dan Marino e o baterista Samuel de Oliveira.

Influências: Petra, Whitecross, Bride, Mr. Big, Joe Satriane, Tony Palacios, Rex Carol, Eric Johnson, Chris Impellitteri e Paul Gilbert. Também gravou um disco instrumental intitulado "ENERGY" que tem músicas como "Speed Metal" que foi composta no começo de sua carreira, "FRIENDS" composta com seu amigo Marcio Mello, "Pop Johnson" que apresenta as fortes influências que ele tem do guitarrista Eric Johnson. É um disco muito eclético e que vale a pena ser apreciado.
Tive oportunidade de vê-lo em ação ao vivo em duas oportunidades. A primeira foi na Usina Santa Barbara, mesmo local que foi gravado o DVD do Oficina G3 "DEPOIS DA GUERRA", na ocasião Roger ainda integrava a banda de David Quinlan e mesmo tocando em uma banda com vários músicos já deu pra apreciar bastante sua técnica e músicalidade.

A segunda vez foi na Expomusic 2010, Franco estava se apresentando no estande da Sparflex, tocando somente músicas instrumentais ele esbanjou sua técnica e velocidade apurada, uma apresentação calorosa e que prendeu a atenção do público que passava pelo local.
O site do guitarrista é www.rogerfranco.com e twitter.com/rogerfrancogt.

3 comentários: