terça-feira, 29 de abril de 2014

Entrevista Rodrigo Ribeiro

Olá galera vamos bater um papo com o guitarrista e professor Rodrigo Ribeiro um excelente profissional admirado por muitos em nossa região. Guitarrista natural de São Paulo/SP, filho de músico e artista plástica, desde cedo esteve em contato com a arte, principalmente a música.

RODRIGO RIBEIRO   

ATG - Rodrigo Ribeiro atualmente você toca em algumas bandas e em alguns projetos conte-nos como foi o seu início?

Rodrigo Ribeiro: Bom, hoje em dia além das aulas eu escrevo para a revista Guitarload e toco no Alien Groove (trio instrumental), na Banda Fórmula 2 (casamentos, formaturas...), no trio acústico "Os Três"(classic e pop rock) e tenho um duo com a cantora Priscila Novais (Mpb). Comecei a tocar violão com 9 anos.Aos 12 ganhei minha primeira guitarra (uma Tonante Strato) e a partir dai não parei mais!!Aos 15 anos comecei a levar a sério e estudar bastante!
ATG - Quais suas principais influências musicais? O que você tem ouvido ultimamente?
Rodrigo Ribeiro: Minha principal influência foram os Beatles. Foi através da música dos Beatles que eu me apaixonei pela música, ainda na infância. Posteriormente vieram Deep Purple, Black Sabbath, Queen, Hendrix, Iron Maiden, Judas Priest e todas estas bandas maravilhosas dos anos 70 e 80. Hoje em dia escuto de tudo (música boa é claro!)!Tower of Power, Freak Kitchen, Scott Henderson, Gary Moore, Cosmosquad, Rush, Pantera, Megadeth, SOAD, RATM, Wayne Krantz, John Scofield, George Benson e mais uma infinidade de sons maravilhosos!
ATG - Alguém te incentivou e contribuiu para o seu desenvolvimento?
Rodrigo Ribeiro: Minha família sempre me apoiou o que facilitou muito pra mim! Meu pai era músico profissional, dava aulas também e tocava com muita gente. Infelizmente ele faleceu quando eu tinha apenas quatro anos. Todos meus professores foram fundamentais para que eu me tornasse um músico. Além das aulas fantásticas que eu tive com cada um deles a admiração que eu tinha por eles fez com que eu quisesse me tornar um professor também!
ATG - Quando você começou a tocar profissionalmente, como foi?
Rodrigo Ribeiro: O primeiro show remunerado que eu fiz foi no ano de 1993!Foi com a primeira formação da banda Agla. Tocamos em um Pub em Jundiaí/SP. Dai pra frente não parei mais! Foram inúmeras bandas, dentre elas Second Heaven, Lexojam, Jumping Jack, Arquivo Rock, Barão Vermelho Cover, Alien Groove e etc...

ATG - Para você o que é música de qualidade e quais os elementos essenciais para que se faça uma arte com qualidade?
Rodrigo Ribeiro: Bem, gosto não se discute... Acredito que a arte deve ser feita com amor, verdade e sensibilidade. Arte feita desta forma sempre terá qualidade independente de agradar ou não!
ATG - Qual a sua formação musical?
Rodrigo Ribeiro: Estudei violão com o mestre Frederick Carrilho, posteriormente estudei guitarra com o Edu Ardanuy, Michel Perié e Henry Ho. No ano de 1999 me formei no IG&T com o professor Edu Ardanuy. No ano 2003 me formei em “Linguagem e Estruturação Musical” com o professor Ednilson Lazzári (EM&T) e em 2006 tive aulas com o Mozart Mello e me formei novamente no IG&T(EM&T), desta vez com especialização em “Fusion” com o prof. Alex Rodrigues. Participei também de muitas master classes com guitarristas fantásticos como: Michel Leme, Joe Moghrabi, Marcio Okayama, Kiko Loureiro entre outros.
ATG - Como é sua metodologia de ensino, é própria?
Rodrigo Ribeiro: Leciono profissionalmente desde 1997 aqui na cidade de Indaiatuba/SP. Nestes anos fui desenvolvendo minha metodologia e aprimorando minha didática. Minhas aulas são personalizadas. Trabalho em cima dos objetivos e necessidades do aluno. Montamos um roteiro que atenda as suas necessidades e em cima disso elaboramos um cronograma a ser seguido. Quando o aluno “compra a briga” à mágica acontece!
ATG - Para ser um bom professor, o que é necessário?
Rodrigo Ribeiro: Eu acredito que para ser um bom professor você precisa amar lecionar! Ter o prazer de ensinar e vibrar com cada conquista do aluno. Mas é claro que só isso não basta! Tem que ter uma boa formação para poder passar um conteúdo de qualidade para o aluno. Paciência é um pré-requisito básico para este ofício, além de saber lidar com pessoas de todos os tipos!
ATG - Quando você começou a estudar, pensava em ser professor?
Rodrigo Ribeiro: De forma alguma! Estudar guitarra era minha diversão! Adorava estudar música e não tinha ideia que um dia eu trabalharia com isso. Eu queria ser astronauta, mas não deu... rsrsrs
ATG - Qual a sua dica para os músicos que estão iniciando?
Rodrigo Ribeiro: Estudar até evaporar! Quer ser Músico? Então estude! Se você não sentir prazer em estudar, tem alguma coisa errada...
ATG - Para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores e os seus contatos para quem quiser conhecer um pouco mais do seu trabalho!
Rodrigo Ribeiro: Primeiramente gostaria de agradecer ao ATG pelo espaço e oportunidade! Agradeço a todos que curtem e acompanham meu trabalho e ao pessoal que me apoia (Guitarras Cast, Paes Luthieria, Estúdio Elite, Site Conexão Guitarra, Revistar Guitarload e a loja Transa Som Instrumentos Musicais). Quem quiser conhecer um pouco do meu trabalho pode visitar meu site rodrigoribeiroguitar.webnode.com e ficar por dentro de todos os meus trabalhos! Mas uma vez obrigado mesmo Ricardo pela oportunidade e vida longa ao ATG! Abraços


7 comentários:

  1. Muito obrigado pelo apoio e pelo espaço!!Vida longa ao ATG!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista! excelente professor e músico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mestre John!!Estamos juntos na luta meu amigo!!

      Excluir
  3. Rodrigo excelente musico e professor !!!Parabéns Denis e Ricardo pelo blog ,tá show!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paes! O Rodrigão é mestre e seu comentário nos impulsiona a melhorar cada vez mais!! Grande abraço

      Excluir