sábado, 21 de maio de 2011

Teste - Zoom G2E Edu Ardanuy Signature

A Zoom realiza uma estratégia de marketing bastante eficaz ao redor do mundo, desenvolvendo versões limitadas de seus produtos em parceiria com os maiores expoentes da guitarra dos principais países onde atua. Essa prática valoriza bastante o músico que atinge tal status e facilita muito a vida dos seguidores fiéis do estilo do guitarista em questão, que têm acesso instantâneo a timbres criados pelo seu ídolo.
Mr. Jaques Molina testou a G2E que é uma versão especial da G2. Vem recheada com timbres criadis por edu Ardanuy, um dos mais idolatrados guitarristas brasileiros. A G2 é uma pedaleira compacta e eficiente, e a versão de Ardanuy possui um visual diferenciado, na cor branca - além de bonito, deixa bem aparente sua assinatura.

A G2E possui 40 presets, sendo 36 deles concebidos para serem utilizados diretamente na entrada do amplificador e 4 desenvolvidos para gravação direta, ligada a um computador ou sistema semelhante, ou para utilização de fones. Além das programações criadas pelo guitarrista. Possui os tradicionais 40 presets de usuário e conta com bateria eletrônica embutida que, apesar de não pussuir timbres extremamente matadores, pode ser bastante útil para prática de estudos.


O produto vem com manuel em inglês e português (impresso em um incômodo papel vermelho) e uma folha adicional importântíssima, na qual Edu explica do que se trata cada um dos efeitos. Conferi todos eles um a um e faço questão de tirar meu chapeu para Ardanuy. Ele soube explorar ao máximo o potêncial do aparelho, elaborando sons "de responsa", muito úteis e bem escalonados. Explico: em alguns casos, ele programou timbres com drive moderado perfeitos para bases; no preset seguinte, repetiu praticamente a mesma programação, mas com um pouco mais de drive e volume e acréscimo de delay. Na prática, é o que liga! E Edu teve o bom senso de repartir esse tipo de manha com os consumidores do produto, em vez de tentar criar efeitos mirabolantes, mas completamente desconexos uns com os outros. Daria para utilizar a G2E logo após retirá-la da caixa, sem problemas, pois até mesmo a dosagem dos drives, chorus e delays é ecelente. O tempo de delay pode ser modificado facilmente por meio de um botão tap-tempo iluminado, que pisca na velocidade das repetições.




Outro aspecto interessante é a maneira detalhada como Edu descreve cada um dos presets, sempre bastante claro e didático e mencionando de forma carinhosa os guitarristas que o influenciaram, como Eddie Van Halen e ritchie Blackmore. Respeito é tudo.
A Zoom G2E está repleta de timbres matadores. É um ótimo exemplo de como é possível tirar um som legal até mesmo de uma equipamento relativamente modesto e acessível. Além disso, é um presente para os fãs, pois o CD-solo de Edu, Eletric Nightmare (dedicado ao inesquecível Wander Taffo, outro grande mestre de Ardanuy), está incluso no kit. O Zoom G2E é uma excelente amostra de talento desse nosso grande guitar hero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário