terça-feira, 26 de abril de 2011

Série - Os melhores albúns lançados em 1967 - Disraeli Gears - Cream

Fala galera do ATG!!!
Depois de um fim de semana mais que prolongado, estamos de volta, e a todo vapor!

Novembro de 1967

Disraeli Gears - Cream

Quando se trata de heróis da guitarra pré-Hendrix, Clapton era um Deus. Quando Chas Chandler disse a Hendrix que gostaria de levá-lo de volta à Grã-Betanha para gravar, a primeira coisa que Hendrix pediu foi: "Você pode me apresentar a Eric Clapton?". Mas quando Clapton e o Crsm estavam para gravar seu aguardado segundo álbum,
Disraeli Gears, Hendrix já havia alterado bastante as coisas - então Clapton tinha que mostrar serviço. Com o engenheiro Tom Dowd (Aretha Franklin, Otis Redding) e o produtor Felix Pappalardi na mesa de mixagem, os Ingleses do Cream foram à América e gravaram em uma mesa de oito canais. O Cream também levou seus amplificadores - grandes e nervosos Marshall JTM de 100 watts -, embora fotos das sessões de gravação mostrassem que combos Fender menores também foram usados.

Chegando a Nova York, a banda se trancou no Atlantic Studios e começou e registrar uma nova canção de Clapton (com letras do artista australiano Martin Sharp), Tales Of Brave Ulysses. Durante um intervalo da gravação, Clapton foi até a loja Manny's, na rua 48, e comprou um wah-wah da Vox. O resto, como dizem, é história, já que Tales é a música que colocou o wah no inconsciente coletivo de guitarristas em todo mundo-especialmente de Hendrix, que diz que a canção foi a primeira vez em que ele ouviu o efeito. Sem dúvida, Sunshine Of Your Love é a faixa pela qual o disco é mais conhecido, com um solo afiadíssimo e um riff tão clássico quanto Smoke On The Water.

Para um cara que já havia incendiado o mundo com seus timbres invenenados no álbum "Beano", dos Bluesbreakers, quase dois anos antes, Clapton repetiu a dose em Disraeli Gears, exibindo seu aclamado "timbre feminino", que ele obteve com várias regulagens do controle de tonalidade de sua guitarra e/ou com seu wah Vox. Os principais exemplos dessa marca registradapodem ser ouvidos em Swwlabr, Outside Womam Blues (uma canção composta pelo bluesman Blind Joe Reynolds), Blue Condition e We're Going Wrong.

Clapton usou duas guitarras nas gravações: uma LesPaul preta de três captadores e um de seus mais famosos modelos, a Gibson SG 1964 pintada pelos artistas Holandeses conhecidos como The Fool. A única exceção foi a primeira - e última - viagem de Clapton com uma 12 cordas elétrica, cortesia de uma Fender XII, em Dance The Night Away.




Nenhum comentário:

Postar um comentário