sábado, 12 de março de 2011

Boss ME-25

A expomusic é para o músico (ou canditato a músico) realmente um dos programas mais prazerosos e marcantes de suas vidas. Para a minha não é diferente, e como diz aquela velha e batida frase "A primeira impressão é a que fica", na ultima expo a minha primeira impressão foi excelente.
logo que entramos no pavilhão de exposição do Expo Center Norte o primeiro stand em que eu e minha noiva Juliana paramos foi o da Boss. Lá estava um guitar (que hoje descobri que se trata do especialista em produtos Boss Pedro Lobao) terminando de afinar sua Ibanez "canhota" e dois caras colocando os headphones que estavam dependurados nas armações do stand, e como eu não sou nada curioso fui sem demora "catar" um fone para mim e um para minha amada afim de participar daquela demonstração.

Quando se trata de Boss, já sabemos de ante-mão que podemos esperar algo de muita qualidade, e na ocasião, não me decepcionei pois o equipo em questão era a nova pedaleira ME-25.
A primera função a ser demonstrada foi a função SUPER STACK, uma opção que simula caixas 4x12! Ela deixa o som do efeito animal demais dando mais realidade
as simulações do equipamento. A ME-25 é dividida em 60 memórias que podem ser 100% modificadas de acordo com cada usuário.
è muito interessante o fato de você consegui trocar um patch de metal extremo, para um fender classico crunch com chorus em apenas um clique.
Néofitos aproveitam a possibilidade de experimentar diversos efeitos Boss por um preço não muito maior do que um único pedal. Para os profissionais, essas compactas unidades oferecem capacidade de armazenamento necessário para ensaios ou pequenas apresentações que não exigem uma pedaleira completa ou um sistema de racks. A ME-25 segundo o Pedro que estava apresentando o modelo, foi lançada para substituir a ME-20.
Nessa pedaleira não existem modificações sutis, a ME-25 renova totalmento o layout, a operação e a personalidade dessa unidade multiefeitos. Enquanto a ME-20 continha 17 efeitos projetados para ajustes rápidos, com tudo organizado em 4 fileiras facilmente visíveis, a ME-25 tem interface um pouco mais complexa e por possuir modelações de amps, requer um pouco mais de domínio para que se consiga extrair o máximo do que ela tem a oferecer. enquanto a ME-20 tinha em sua carcaça 3 footswitches para acessar os efeitos individuais e programas, a ME-25 possui apenas dois para subir r descer pelos programas e um terceiro para regular o tempo de delay, controlara novo função de loop ou acionar o boost "Solo" em qualquer um dos programas.




A novidade maior é que a ME-25 possui agora o sistema COSM, da Roland, para modelar amplificadores. Isso permite plugar a unidade a uma mesa de som para gravação ou show ao vivo. Se você quiser os efeitos de um pedal junto com um stack ou combo, basta criar um grupo de patches com a modelação de amps desligada.
A ME-25 permite que você inicie por uma das seguintes seis alternativas: Clean, Crunch, Drive, Lead, Heavy e Extreme. Para isso é só apertar o botão indicado. Depois o knob seleciona dez variaçao de cada tipo. Você pode então acessar imediatamente os parâmetros de drive, tonalidade e volume em outros 3 knobs, entrar no modo de edição, adicior ou deletar efeitos e salvar o programa em um slot de usuário.
A operação da ME-25 não representa um grande avanço, mais sua capacidade USB é um largo passo adiante. Ligue a pedaleira a seu computador e ele funcionará como uma interfacede audio, para gravar e monitorar por meio de qualquer cabo USB. O produto vem como software Cakewalk SONAR 8.5. A conexão USB também permite que você inclua um software para.



O som do pedal é bem fiel ao de um Wah ou whammy, mais o que chama mais atenção é o modo frezze, no qual qualquer acorde tocado com o pedal na posição do calcanhar era sustentado infinitamente na posição da ponta do pé, como um efeito de pad, ou para facilitar, como se fosse um string de teclado. Alguns achem talvez que esse efeito já vale o preço dessa unidade. Quando um acorde se torno monótono, você pode explorar a função Phrase Loop - com 38 segundos de tempo de gravação - ou carregar no computador um dos loops de áudio, ritmos de canções inclusos na ME-25 e tocar junto.
O nível profissional dos sons da ME-25 podem funcionar ao vivo se o seu show estiver bem programado - com 60 presets para o usuário, basta passar por eles à medida que sua apresentação transcorre. Voê pode, também, adicionar essa compacta unidade `sua pedaleira e usá-la como um whammy, wah ou freeze. Para estudo, gravações e shows, é fácil encontrar um lugar para a ME-25 em seu arsenal de efeitos, ainda mais graças a seu preço atraente.


Abaixo Pedro Lobao



10 comentários:

  1. Ola

    Vi seu comentário no blog Jazz e Rock. Se você topar a parceria (troca de links), me avise para poder adicionar o link do seu blog por lá. ok?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa pedaleira... Não me arrependo!

    Só não sei se o "TAP/SOLO" tem como ativar e desativar o delay...

    tomrangelguitar@hotmail.com se souber, me informe! rs

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma forma de regular o timbre do wah?? Dar mais médio, agudo, mais ganho???
    Nota 10 para essa pedaleira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do wah não mas vc pode criar um preamp clean e regular nele a equalização

      Excluir
  4. Como ativo o efeito Wah da minha Boss?

    ResponderExcluir
  5. o efeito wah wah depende de qual efeito vc esta utilizando.
    Nos efeitos demos da me-25 alguns já tem o efeito do wah wah.
    Espero ter ajudado!!

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma pedaleira ME-25 já consigo fazer alterações em quase tudo, menos no wah-wah. Me informaram que escolhendo qualquer banco do Sound Library e entrando no modo de Edição e apertando o pedal na frente com força a luzinha acendia indicando que o wah-wah estava acionado. Só que não está acontecendo. Pergunta o que está acontecendo afinal, é defeito da pedaleira ou o que? Já tentei de tudo e não consigo resolver. Ficaria grato em me dizer como resolver.

    ResponderExcluir
  7. alguem pode me orientar sobre um problema que esta acontecendo com a minha pedaleira me25. De uma hora para outra a mesma vem trocando aleatoriamente os números dos bancos e até interferindo nos efeitos ..... do nada!!!!
    nao uso fonte original e mesmo ela esta testada no padrão....

    ResponderExcluir