sábado, 26 de fevereiro de 2011

Washburn Lyon Series - Review.

Fala galera!!!

As férias definitivamente acabarão, e com isso o tempo ficou ainda mais curto para nossas famosas coroçadas, e como fazer um review legal de uma guitarra sem testa-lá?
Essa semana estava eu conversando com meu brother “cabeça”, e nessa conversa, ele compartilhou que foi acompanhar um amigo na compra de uma guitarra. Fazer esse tipo de coisa é bem legal, pois qual músico não gosta de estar em uma loja de instrumentos musicais? Eu particularmente gosto muito, porém as vezes essas ocasiões podem ser meio chatas. Isso porque quando alguém que está começando a tocar te chama para dar sua opinião sobre um instrumento legal para compra muitas vezes pensa que você vai chagar na loja, olhar aquela guita novinha que esta dependurada na parede e dizer – Essa é perfeita, pode levar. O problema é que na maioria das vezes, a pessoa que esta iniciando seu “ciclo guitarristico” não quer investir muito, e sim comprar algo mais acessível. Sendo assim é difícil pra quem tem mais experiência no assunto indicar um instrumento novo, quando tem a oportunidade de encontrar algo usado de melhor qualidade.
O fato é que o termo “usado” pode assustar algumas pessoas (pelas muitas vezes que fui um desses acompanhantes vi isso acontecer), pois acham que o novo é sempre mais garantido, é livre de falhas e que terá uma vida útil bem maior que um instrumento de segunda ou terceira mão. É ai que mora o perigo!!!

Mais porque bulhufas eu escrevi tudo isso?

O Léo, nosso primeiro professor de guitarra, que já foi citado aqui no ATG em outras ocasiões nos deu um ensinamento muito interessante, e nós experimentamos essa experiências em nossas primeiras “guitarras de verdade”. E em uma dessas experiências nos deparamos com uma tal de “Washburn série Lyon’, guitarra qual gostaria de escrever algumas linhas.


Lyon customizada do cabeça. meritos para o incrivel luthier ZABOTO FILHO

Versátil ao extremo, é uma excelente opção para aqueles que procuram uma guitarra leve, confortável e com um visual bem atraente. O braço em marfim garante resistência e conforto, além de ajudar na captação de agudos, garantindo aquele estalado gostoso também é muito bonito.
A guita em questão é um modelo mais antigo das “Serie Lyon”, que por sinal são as melhores. Diferente das mais novas que são feitas de compensado de madeira, o que não é legal para a construção de um corpo, as Lyons construídas no início dos anos 90, possuem o corpo construído de “Soft Maple”, madeira que ajuda na captação de agudos, mais que não deixa a desejar na hora que você precisa extrair um som mais encorpado.
Os cap’s, são um humbucker Washburn 621 na ponte, que se mostra bem agressivo com distorção e tem boa captação de médios, e dois single’s que infelizmente não consegui identificar o modelo, mais que proporcionam um som bem aveludado, principalmente quando a chave seletora de 5 posições é usada na penúltima posição. Ponte / Tremolo ajustável String Thru, um controle de volume e dois controle de tom.
O ponto fraco fica na qualidade das tarrachas, que não são muito confiáveis.

Resumo: é difícil pensar em uma melhor guitarra em sua faixa de preço, pois lida com todos os estilos de música, deixando o guitarrista livre para decidir qual o estílo tocar. Ótima aquisição!!!

8 comentários:

  1. Olá Maverick tenho uma dessas e não utilizo agora que vou voltar a praticar. Gostaria de saber qual o melhor encordamento para usar nela. Valeu

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma Lyon igual à da segunda foto. Ela, de fato, é da início dos anos 90, mas o corpo dela me parece ser de compensado...

    ResponderExcluir
  3. Guitarra ótima, consegui apanhar uma e não precisou fazer reparo algum, foi bem construída, a madeira do corpo é sólida mesmo muito top, braço parece ser marfim com verniz envelhecido tá bem amarelona, os captadores responderam super bem. A guitarra dá pau em Squier de hoje em dia facilmente.

    ResponderExcluir
  4. Estou pesquisando uma dessas vi uns vídeos de um cara tocando uma dessas guitarras achei um timbre bem encorpado.. parece top

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma dessas, personalizada com caps kent armstrong alnico V, e um custom texas da kent armstrong na ponte, uso profissionalmente e não deixa nada a desejar, muito pelo contrário, surpreende a todos. A pouco o armandinho macedo, guitarrista aqui da bahia, famoso, tocou nela e se surpreendeu. A guitarra faz o papel perfeitamente bem e aproxima bem de squier, yamaha, ibanez, até fender quem sabe kkkkkkkk, confere no meu insta :Gabriel_caldas1 que tem vários vídeos com ela lá, flw!!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de compra uma lyons strato anos 90, nos precos, e estou gostando, bom timbre e bem acabada, especialmente o braço, esta superando duas recentes stratos que tive, tagima t635 e uma squier bullet, strato boa e barata como essa Lyons galera ainda nao vi.

    ResponderExcluir
  8. Agora deixarei uma observaçao pra quem ver tiver o mesmo problema puder compartilhar aqui tmb para aprendermos, tipow.. com essa Lyons eu percebi maior dificuldade de afinar as oitavas, os carrinhos da ponte nas cordas gravas quase nao alcança, alguem mais tiver informacao sobre seria legal para termos una melhor ideia se é de fabrica ou um caso espesifico.

    ResponderExcluir