domingo, 13 de fevereiro de 2011

Guitarristas Brasileiros - Juninho Afram

Sou suspeito pra falar sobre esse cara, além de ser um super músico, é um cara que não esconde sua fé em Deus e faz questão de dizer que o objetivo maior da banda é levaar o Evangélio a toda criatura.


Juninho Afram ganhou seu primeiro violão, um Nylon da Gianini, aos 11 anos de idade. Aos 13 começou a estudar violão clássico.
Aos 14 anos ganhou sua primeira guitarra, uma Gianini SG, com o braço rachado. Nesta época passava as tardes ouvindo e “tirando” músicas e tocando com as bandinhas da escola. Teve o seu primeiro professor de guitarra, o Gino, que lhe ensinou o básico.
Aos 15 começou a tocar na Igreja Cristo Salva do pastor “tio” Cássio, ingressando numa banda chamada Estação Céu. Algum tempo depois, montou junto com o Walter e o Maradona o “G3”, que mais tarde se tornou o “Oficina G3”..
Juninho, em meio a febre de pedais BOSS, que nessa época eram caríssimos e inacessíveis à maior parte dos músicos, começou a montar seus próprios pedais a partir de esquemas de revistas de eletrônica e alguns livros. Um overdrive que ele apelidou de Lixodrive e um Equalizador apelidado de Porcoalizer, de tão ruim que eram os pedais.


Pouco tempo depois montou seu primeiro amplificador, que se não me falha a memória, foi chamado por ele, em um workshop que vi de: JR amp e que segundo o guitarrista tinha som de “radinho AM”. E para substituir a ausência do metrônomo Juninho Afram gravava em um gravador batidas contínuas para treinar guitarra.

Juninho com suas custons e o mestre Seizi Tagima



Seu sofrimento só acabou, quando seu primo Maurício lhe emprestou um Big Muff ( tipo Fuzz ) e um Phaser, ambos da Electro Harmonix.
Foi autodidata até os 22 anos, quando estudou 1 ano de harmonia e improvização com o Kiko Loureiro.
Aos 26 anos fez canto lírico na U.L.M ( Universidade Livre de Música Tom Jobim ), onde estudou por 2 anos. Em julho de 1996 começou a estudar com Mozart Mello, com quem estudou durante um ano e meio.
É casado com Viviane e tem um filho chamado Pedro.

O trio de ferro da guitarra brasileira. Juninho Afram, Edu Ardanuy e Kiko Loureiro.

Porque OFICINA G3?
A sigla G3, causa de grande polemica, é a abreviatura de Grupo 3 porque na igreja havia várias bandas de louvor que se revezavam entre si. Em São Paulo o grupo resolveu entrar em um concurso de música gospel, não possuindo um nome resolveram ultilisar a sigla G3 Mais tarde, resolveram mudar de nome e escolheram "Oficina", procurando falar de um concerto do homem com Deus. Na verdade, a banda já era conhecida por "G3" então aconteceu uma junção dos dois nomes. O que foi bom pois o nome facilita a aceitação por parte dos não evangélicos, como explica Duca Tambasco: "Tem muita gente que vai aos shows sem saber que a banda é gospel. Chegando lá, curte o som, e quando percebe, já está cantando, aceitando Jesus e indo embora salvos. É uma forma de chegar a locais onde o evangelho não chega, afinal um dos nossos objetivos é saquear o inferno".

Como você vê a adoração hoje?

Hoje em dia eu vejo duas coisas: uma é muito boa — as pessoas estão despertando para uma intimidade maior com Deus, para exercer aquilo para qual fomos criados, adorar a Deus. A outra é ruim — mais uma vez estamos criando regras para a ação de Deus, para o mover de Deus. Veja o exemplo da adoração espontânea. Foi algo que aconteceu com algumas pessoas num momento especial. De repente a gente começou a utilizar isso como regra. Outro exemplo: algumas pessoas sentiram que deviam se colocar diante do altar e de costas para a Igreja. Mais uma vez muita gente tomou isso como uma regra. Agora, aquele que adora de coração, experimenta coisa de da parte de Deus que quem não adora jamais vai experimentar. Estou falando de algo que ultrapassa os limites da música.

A sua história na música cristã começou como um ministério de louvor. Esta origem teve reflexos na maneira que você faz música hoje?

Desde pequeno entendi que a adoração tem que fazer parte da vida de um cristão. Jesus fala que o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Então isso sempre fez parte da minha história, da minha vida. Eu nunca entendia essas referências que o homem dá: isso é adoração, aquilo não. Mas eu sempre tive nos meus momentos com Deus um tempo em que pude me fechar no quarto e cantar ou orar. Foram tempos difíceis que Deus muitas vezes me falava através de música. Um bom exemplo foi com a música “Deus eterno”, que surgiu num momento muito difícil pelo qual eu estava passando. Então acho que é muito lindo quando a gente tem este momento de intimidade com Deus.

E você acha que isto é reflexo do tempo que você participou de um grupo de louvor?

Acho que as pessoas confundem um pouco o trabalho do Oficina G3. Muita gente fala para nós: “vocês precisam se tornar adoradores”. O homem vê a aparência, Deus vê o coração. Veja o que aconteceu com Samuel quando foi ungir o novo rei de Israel. Eliabe era o filho mais velho de Jessé, homem formoso, e Samuel, que era homem de Deus — quantos de nós não gostaríamos de ser metade daquilo que ele foi —, olhou para Eliabe e teve certeza que ele era o ungido do Senhor. Mas Deus disse: “eu o rejeitei”. Então esse é o lance. Apenas Deus pode dizer se alguém é adorador. O fato de alguém levantar a mão e cantar “glória a Deus e aleluia” não faz dele um adorador.

Mas vocês sofrem muito preconceito por tocar música gospel?

Um dia desses tive uma experiência muito forte. Um rapaz chegou para nós e perguntou se lembrávamos dele. Dissemos que não. Daí ele perguntou: “vocês se lembram de uma apresentação num ginásio tal, em que só uma pessoa se converteu?” Lembramos deste dia por que foi um dos mais tristes do nosso ministério, e ficamos tentando descobrir o que havíamos feito de errado. Naquele aquele rapaz abandonou as drogas e hoje é pastor de uma igreja com 600 membros. Então é a nossa recompensa. Entenda bem, eu sou um adorador apaixonado por Deus. Mas até o termo adorador já se desgastou. Como gospel também. Acho que aquilo que nós somos só quem pode dizer é Deus. O que não podemos é fazer juízo de todas as situações. Mas isso não é uma coisa que não nos incomoda mais.

Você é reconhecido não só no meio evangélico como um músico talentoso. A música como arte exige esmero técnico, mas qual é a importância da técnica na adoração?

Na época em que dava aulas, eu costumava dizer para meus alunos que a técnica não faz o músico. Mas ela é a porta para que você coloque para fora tudo aquilo que está dentro do seu coração. Às vezes você tem coisas lindas dentro do coração, mas suas mãos e sua técnica não têm capacidade de colocar aquilo para fora. Não corresponde àquilo que você gostaria de transmitir. É como se uma pessoa quisesse expressar seu amor por pessoas que não conhecem seu idioma. Você tem boas intenções, emoções verdadeiras, mas não consegue falar nada. A técnica é fundamental para expressar aquilo que está no coração.

E você é disciplinado?

Já fui muito disciplinado no estudo do meu instrumento. Obviamente que as responsabilidades vão aumentando e a família também. Eu não consigo mais dispor de tempo que gostaria. Mas sempre que posso aproveito para estudar. Tenho tido a oportunidade de fazer workshops, que é um momento que passo com a galera da guitarra. O músico cristão tem que se aprimorar para oferecer seu melhor para Deus. Tem que ser sincero, mas tem que se aprimorar.

Muitos jovens se espelham em você e sonham alcançar um lugar ao sol, conquistar fama e sucesso. Você certamente deve conhecer muitos casos de gente que perdeu a cabeça ao se deparar com a fama e o assédio. Como você lida com isso?

Eu respondo muitos e-mails a respeito disso. Eu penso que isso é um exercício diário para entender que não somos nada. Como diz o Palavra, “aquele que pensa estar de pé cuide para que não caia”. Isso deve estar gravado no coração do cristão. Penso que tudo o que eu sou é por que o Senhor permitiu que eu fosse. Então, cuido para nunca esquecer disso, pois não cheguei aqui por eu sou o “bonzão”. O ser humano tem uma característica muito interessante: se não recebemos incentivos de nenhum lado desanimamos. Por outro lado, se começamos a receber muitos elogios corremos o perigo de achar somos bons por méritos próprios. Essa linha que divide um lado e outro é muito fina.




6 comentários:

  1. Ele é o cara... sabe ser o melhor e além disso reconhece que Deus é o mais importante da nossa vida. Esse é um espelho para qualquer musico...

    ResponderExcluir
  2. é isso, nao adianta ser um bom musico sem ter nada no coraçao.
    parabens Juninho pelo seu trabalho, que Deus te abençoe cada vez mais brother.
    continue assim, sendo um cara humilde e sábio

    ResponderExcluir
  3. Pow Juninho vc sabe ser diferente de todos os outros, Você adora a Deus em espirito e em verdade, da pra ver no seu olhar quando você começa a tocar, continue assim e que Deus te abençoe sempre Amém!

    ResponderExcluir